Já sabemos da importância do ecommerce e como ele tem crescido anos após ano. Por esse motivo, vamos mais uma vez trazer dados que comprovam esse crescimento, a NielsenIQ Ebit, que é líder em medição de varejo e consumo, nos forneceu dados importantíssimos sobre o desenvolvimento do ecommerce e quais são os próximos passos do segmento. Vamos analisar e ver como o mercado de ecommerce segue crescendo.
O ecommerce na pré e pós pandemia
Ao contrário do que todo mundo pensou, a pandemia não atrapalhou o crescimento e desenvolvimento do ecommerce. Em 2021, o crescimento no primeiro semestre foi de 182,7 bilhões em vendas, cerca de 27% em relação ao ano anterior. Podemos perceber a força imensa desse canal de venda, que vem dominando o varejo no Brasil, que hoje totaliza cerca de 15%.
Saiba mais sobre estratégias de preços para o seu ecommerce.
Os consumidores
Mas não foi só em vendas que o ecommerce cresceu, a pesquisa traz que o número de novos consumidores também cresceu muito, totalizando quase 90 milhões de shoppers. O que motiva esses compradores a comprar? A Nielsen traz o dado que o frete grátis é o maior impulsionador de vendas, e o critério fundamental para fechar uma compra. O frete grátis foi responsável por cerca de 47% dos pedidos totais no ecommerce em 2021.
Além disso, as categorias de maior consumo dos últimos 6 meses, foram os aplicativos de deliverys, supermercados e farmácias. Vamos aos dados:
- 35% compraram em supermercados.
- 37% compraram em farmácias.
- 69% compraram comida pela internet.
Dispositivos de compra
Com o aumento de compras pela internet, naturalmente aumentou o número de dispositivos móveis (celulares). Cada vez mais presente na vida dos brasileiros, se tornando o principal meio de efetuar compras pela internet, superando pela primeira vez os desktops (computadores).
Em uma soma total, os dispositivos móveis representam 59% de todos os pedidos, somando cerca de 239,6 milhões de pedidos, cerca de 24% de aumento em relação ao ano anterior. Em faturamento, isso é mais de 95 bilhões de reais, um aumento de 32% em relação ao ano anterior, isso nos mostra que o acesso aos dispositivos móveis está cada vez mais acessível aos brasileiros.
Agora falando sobre o indicador de desempenho, que é o ticket médio que representa o valor médio de vendas de cada cliente, cresceu cerca de 6% no ano passado, total de 398 milhões de reais.
Categorias principais
Muitas categorias se destacaram, como a de bebês e Cia, ferramentas e construção e informática, mas uma em específico teve mais destaque, que foi a de alimentos e bebidas, com um aumento de 107%.
Regiões do Brasil
Seguindo ainda sobre o crescimento do ecommerce, destacamos que a região do Brasil mais importante para o GMV (volume bruto de mercadorias) é com certeza a região sudeste do Brasil. Somente essa região, colaborou com cerca de 58% para o crescimento do ecommerce. Diferença de 21% em relação ao ano anterior.
Já a região norte foi a que menos colaborou para esse indicador, porém entre todas as regiões, foi a que apresentou maior crescimento entre todas as regiões, junto com a região sul tendo como a categoria de telefonia como seus ganhos.
Estamos sempre disponibilizando facilidades para você abrir sua loja virtual e passar a vender e fazer parte desse crescimento enorme que o ecommerce brasileiro tem nos proporcionado. Se você quer abrir a sua loja e ver os benefícios, clique no botão abaixo e fale com nossos especialistas.
Plataformas de e-commerce se atualizam para o novo cenário em 2022
Com todo esse crescimento do e-commerce, já não é mais somente uma tendência, e sim uma realidade que traz muito lucro. As plataformas vêm se adaptando ao mercado e aos diferentes tipos de consumidores, permitindo uma praticidade e usabilidade única para todos os consumidores e vendedores.
Exemplo disso, é a Moovin, que tem se desenvolvido para abraçar os negócios e querem continuar crescendo no online.
Para crescer sua loja online, conheça a Moovin Plataforma!
Talvez você queira conferir também:
Atualizações da plataforma Moovin do mês de ABRIL