E-commerce

Não caia no conto do vigário montando uma loja virtual de graça

Atualizado em: 03/05/2020

Será que criar uma loja virtual de graça vale a pena? Longe de colocar a culpa pelos casos de insucesso sobre os ombros das plataformas gratuitas, a verdade é que abrir um e-commerce é bem menos simples do que sugere a abundante oferta de soluções a baixo custo.

Ter uma loja virtual, independente do custo, não é garantia de vendas, muito pelo contrário. É necessário que você defina muito claramente qual é o seu negócio. Não basta dizer que você vende pela internet. É preciso responder o que você vende, para quem você vende, qual necessidade sua oferta preenche e como a sua proposta de valor atenderá ao público que você escolheu para chamar de seu.

O portfólio de produtos e a comunicação devem identificar o seu posicionamento na mente do consumidor. Sua identidade visual deve ajudar as pessoas a reconhecerem sua marca, assim como a escolha dos canais de venda e relacionamento.

Para concluir, é preciso que você tenha em mente que há um custo fixo com propaganda, sobretudo se você pretende criar ou posicionar uma marca na internet, além de gerar vendas diretas por meio do seu e-commerce.

Tudo isso que estamos enfatizando é para deixar claro que a culpa pelo insucesso não é da loja virtual de graça. Pelo menos não exclusivamente. Logo, não se trata de um libelo contra esse modelo de negócios e sim de um alerta, pois nosso propósito é guiar empreendedores de e-commerce no caminho do sucesso.

O fato de você adotar uma plataforma paga e investir rios de dinheiro na construção de um ambiente de compras de alto nível não é garantia de sucesso. Sim, nem isso é garantia de sucesso, exceto a tais investimentos esteja atrelado um plano estratégico e uma destinação orçamentária para marketing promocional.

Ficou claro?

Loja virtual de graça funciona?

Chegamos ao tema central deste artigo. Loja virtual de graça funciona? A melhor resposta é que depende de para que você deseja criar uma loja virtual.

Algumas pessoas querem uma “lojinha” para vender uns “produtinhos” para conhecidos e conhecidos dos conhecidos. Uma coisa só para gerar renda extra, uns trocadinhos a mais no final do mês.

A ausência completa de vendas seria decepcionante, mas não traria qualquer estrago financeiro, já que o dono da “lojinha” não depende das receitas dela para nada.

Se a sua situação é essa, a gente pode até dizer que funciona. Você pode se juntar às milhares de pessoas que fazem pesquisa no Google sobre loja virtual grátis. Os termos de busca mais usados com relação a lojas virtuais costumam ser: “loja grátis” e “loja virtual grátis”.

Se, no entanto, o seu propósito é ter um negócio virtual capaz de gerar receitas recorrentes e com perspectiva de crescimento, você precisará de algo mais profissional do que um tamplate padrão, que varia de cores e oferece alguns recursos chave para você administrar seu e-commerce.

Aliás, vamos convir que não existe nada grátis. Os fornecedores de lojas gratuitas precisam gerar receitas para o negócio sobreviver. Sendo assim, eles vendem domínios e hospedagem. Enfim, por alguma coisa você vai pagar.

O problema é o que você vai receber em troca.

Alguns requisitos chave para o sucesso de um e-commerce

Vamos direto ao assunto e mostrar por que a loja virtual gratuita dificilmente atenderá às suas necessidades enquanto empreendedor no e-commerce.

Há alguns requisitos que precisam ser preenchidos para que o seu negócio obtenha performance. Vejamos quais são?

Tráfego

O tráfego é a chave de tudo. Sem tráfego não há oportunidades de venda. Você precisa gerar tráfego para a sua loja e só há duas formas de consegui-lo: orgânico ou pago.

O tráfego pago qualquer um pode conseguir. Basta você investir uma grana no Google Ads, usar boas palavras chaves nos anúncios e divulgar ofertas atraentes nos mesmos.

Até com a sua loja grátis vai funcionar, ao contrário do que acontece com o tráfego orgânico. É onde o buraco se encontra bem mais embaixo. Para ser rankeado é necessário que o site e suas páginas estejam configurados para isso. Há uma série de técnicas de SEO que você certamente não conhece, logo não saberá aplicar em sua loja virtual gratuita.

Layout Profissional

O primeiro entrave para suas vendas é o layout do site. Um layout profissional vai emprestar credibilidade à sua loja virtual. Já um layout comum, sem pegada profissional, pode levar as pessoas a torcerem o nariz.

De que adianta você investir em propaganda paga, atrair centenas de consumidores para sua loja e elas a abandonarem por se decepcionarem com o layout?

Sugerimos uma olhada em alguns projetos da Moovin para você entender do que falamos quando nos referimos a layout profissional. Repare como cada projeto tem sua própria personalidade.

Identidade Visual

Falando em personalidade, não é possível pensar o seu e-commerce de forma profissional sem a criação de uma identidade visual que diferencie sua marca perante as demais.

Você não vai conseguir isso com as funcionalidades limitadas de uma plataforma de e-commerce gratuita. Será necessário, outrossim, o desenvolvimento customizado, realizado por profissionais.

Suporte

O que você faz quando tem dúvidas sobre alguma funcionalidade de sua plataforma de e-commerce? Procura o suporte.

Você prefere ter um canal aberto com uma agência digital ou arriscar para ver se o suporte do “serviço gratuito” funciona?

Essa parece fácil de responder.

Experiência personalizada

Com uma plataforma gratuita você não poderá personalizar a experiência do usuário, pois ela é uma solução pronta.

Ao contrário disso, numa plataforma como a da Moovin você poderá desenvolver os processos de acordo com a sua estratégia, podendo, ainda, fazer integração com marketplaces, ERPS e CRM, profissionalizando a execução de suas políticas promocionais, de canais, preço, frete, condições de pagamento e relacionamento.

Plataformas de código aberto

É evidente que ao nos referirmos a plataformas gratuitas não estamos levando em consideração as plataformas de código aberto. Também não as recomendamos, exceto você tenha uma equipe de desenvolvedores, que custaria muito mais caro que uma plataforma Saas, como a Moovin, que conta com recursos sofisticados para instrumentalizar sua estratégia de negócio com alto nível de personalização, rapidez e segurança na entrega.

Faça um contato conosco e vamos conversar sobre a melhor solução para o seu projeto!

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