O Dia do Consumidor do e-commerce é promovido no Brasil pelo Buscapé. A data, que normalmente é celebrada no dia 15 de março, este ano será antecipado para o dia 14. Com o aumento de empresas que começaram a aproveitar a data para impulsionar suas vendas, a data já é a mais importante do varejo no primeiro trimestre e tem um grande potencial para conquistar ainda mais relevância.
No entanto, assim como na Black Friday, a maior fatia de vendas acaba pertencendo aos poucos e maiores varejistas do Brasil, como Dafiti, Netshoes, Americanas e Walmart. Como, então, uma pequena/média loja virtual é capaz de disputar os grandes varejistas?
1. Transforme seus “inimigos” em seus maiores parceiros
Encare a força dessas grandes empresas como uma oportunidade para você alcançar novos consumidores e vender muito mais: venda em marketplaces. Use a reputação e marketing dessas empresas a seu favor.
Além disso, consumidores mais experientes que já entendem como funciona o sistema de marketplace, muitas vezes percebem que o item está sendo vendido por uma loja terceira e acessa seu site para checar outros produtos ou até conferir se o preço é o mesmo.
2. Alie-se ao Buscapé e sites de cupons de desconto
O Buscapé é o principal site de comparador de preço, naturalmente já muito acessado diariamente. Lembre-se ainda que a data é oficialmente promovida no Brasil pela a empresa, então a sua divulgação realmente é intensa. Além disso, os sites de cupons de descontos também são bastante acessados, valendo a pena disponibilizar cupons de descontos exclusivos para estes canais.
3. Invista em anúncios no Google e redes sociais
Não custa lembrar que é fundamental investir em publicidade, pois é impossível depender apenas do acesso orgânico. As ferramentas de anúncios do Google, Facebook e Instagram permitem que suas publicações sejam realmente direcionadas a potenciais clientes. A propósito, o Instagram tem sido um canal mais interessante do que o Facebook para muitas empresas, com a possibilidade de aparecer inclusive nas “histórias” mesmo de pessoas que não seguem a empresa.
4. Ofereça outras vantagens além do preço
Impossível competir no preço? Pense em quais diferenciais você é capaz de oferecer ao cliente. Estude a possibilidade de montar um kit de itens com um valor atrativo ou oferecer um brinde bacana; dê um cupom de desconto para ser utilizado na próxima compra; incentive o cliente a gastar mais com “descontos progressivos”, por exemplo. Se a sua loja virtual utiliza uma boa plataforma de e-commerce, há inúmeras possibilidades de ações.
5. Não pense somente em vendas
O Dia do Consumidor é uma excelente data para você promover ações focadas em relacionamento. Demonstrar que sua loja não está preocupada somente em vender, mas se interessa realmente em se comunicar com o cliente, é uma ação que às vezes não pode ser mensurada, mas com certeza ajudará a fortalecer a imagem de sua empresa e lhe agregar dados relevantes. Você pode, por exemplo, aproveitar para realizar uma pesquisa com os consumidores, para saber qual a sua satisfação geral quanto aos seus produtos e experiência no site; descobrir que tipo de conteúdo eles gostariam de receber em suas caixas de e-mail e ver nas suas redes sociais; etc.
Outra ação legal para a empresa, é promover sorteios no Instagram, convidando os usuários a seguirem o perfil e marcando outros 3 amigos para concorrer a algum produto. Ótima forma de atingir novos potenciais clientes, que visualizarão suas futuras publicações.
6. Tenha atenção em dobro no atendimento e respeito às leis
De nada adianta promover grandes ofertas se a sua equipe de atendimento não está preparada para falar com o cliente. Seria o melhor exemplo de hipocrisia, utilizar-se do Dia do Consumidor para vender ao mesmo tempo que a empresa não atende o cliente com qualidade, atrasa entregas e demora na solução de eventuais problemas.
Quer abrir uma loja virtual ou migrar para a Moovin?