O Snapchat virou febre no Brasil e tem sido muito utilizado também por empresas e artistas, para se comunicar com seu público. A rede social se destaca devido à sua dinâmica diferenciada de outros canais: você pode compartilhar fotos e vídeos curtos com seus seguidores e o conteúdo desaparecerá depois. Mas afinal, como sua loja virtual pode aproveitar a ferramenta?
1. Público-alvo
Em primeiro lugar, você precisa compreender se o seu público utiliza o aplicativo. A maior parte dos usuários do Snapchat são jovens de até 25 anos, e as mulheres são as que mais utilizam. Se o seu público se enquadra neste perfil, é interessante apostar na rede.
2. Divulgue em outros canais
De nada adianta você criar uma conta no Snapchat e seu público não saber disso, não é mesmo? Por isso, divulgue nos outros canais que você utiliza. Tente chamar a atenção com “chamariscos” como “ofertas exclusivas para seguidores do Snapchat”, “conheça nossos lançamentos antes de todo mundo”, etc.
3. Disponibilize cupons de desconto
Se você postar o conteúdo em sua timeline, o mesmo poderá ser visualizar por todos usuários, e ficará disponível somente por 24 horas. Se você enviar para um usuário em particular, ele poderá visualizar a mensagem uma única vez. Por ser um conteúdo temporário, desperta a sensação de urgência. Se você enviar para um usuário específico, significa que o ele tem que ser ágil para copiar o cupom ou tirar um print da tela sem pensar duas vezes. Se postar na sua timeline, da mesma forma, os usuários sabem que tem somente aquele dia para aproveitar. Além disso, esta ação transmite para o cliente a percepção de que ele tem uma vantagem em relação aos que não estão acompanhando sua loja no Snapchat, que aquele cupom de desconto é apenas para um “grupo seleto”.
4. Dê “prévias” de próximos lançamentos
Faça snaps divulgando imagens de alguns detalhes de produtos que ainda não foram lançados, criando uma grande expectativa. Se for um produto muito esperado ou uma edição limitada, você pode pensar em uma campanha de pré-venda na loja virtual, divulgando mais detalhes do produto somente pelo Snapchat. Saiba mais sobre pré-venda no e-commerce clicando aqui.
5. Mostre os bastidores
Envie fotos e vídeos mostrando os bastidores da empresa. Sua equipe trabalhando, a rotina, etc. Tive uma ideia agora super bacana (beeeem trabalhoso e manual, mas viável). No cadastro do cliente em sua loja, ele poderia ter a opção para de informar o seu usuário do Snap. Quando ele comprar e você (ou o responsável) verificar que o Snap foi informado, poderia enviar fotos ou vídeos para o cliente mostrando a separação do produto no estoque, o funcionário embalando e colando a etiqueta de envio e até mesmo a produção de um produto artesanal sob encomenda. Eu, como cliente, ficaria encantada em receber esse conteúdo original e único, exclusivo, para mim. Demonstraria uma preocupação e transparência inigualável. (Acho que gostei tanto dessa ideia que vou criar uma loja virtual só para poder aplicar).
6. Campanhas de interação
Desenvolva campanhas criativas que promovam a interação com o usuário. Se você vende artigos esportivos, por exemplo, pode propor que os usuários lhe enviem um vídeo praticando alguma atividade física que ele ganhará um cupom de desconto. Tente pensar em jogos que envolvam a troca de snaps.
O Snapchat é uma rede social perfeita para você tornar sua marca mais pessoal e se aproximar do público, em especial se ele for jovem. Mas lembre-se que nada adianta você criar um usuário em qualquer rede social se não puder se dedicar a ela. Ter um perfil somente por “estar lá” e abandoná-lo, prejudicará sua imagem. Se você já tem Facebook, Instagram, quem sabe um Twitter e ainda se interessa pelo Snapchat, talvez seja a hora de contratar um social media, responsável por gerar conteúdo, desenvolver campanhas e interagir com os usuários em todas as redes socias. Trabalhar bem nas redes sociais com certeza trará muito mais lucro para sua loja virtual. Invista, vale a pena!