E-commerce

Como conquistar os primeiros clientes para minha loja virtual?

Atualizado em: 11/06/2015

A principal preocupação ao abrir (e manter) uma loja virtual é atrair e conquistar os primeiros e novos clientes. Afinal, como competir com marcas já consagradas no comércio eletrônico? Como fazer com que as pessoas encontrem nossa loja, acessem, comprem, voltem e indiquem?

E-commerce de nicho

Se você tem vontade de abrir uma loja virtual mas não sabe o que vender, avalie a possibilidade de segmentar ao máximo o seu público. Por exemplo, existem milhares de e-commerces de moda. Se você conseguir especificar ainda mais, como “moda feminina hip-hop”, talvez terá um público muito menor, mas mais fácil de atingi-lo e, até mesmo, mais fiel. Normalmente estas pessoas também têm em seu círculo de amizade pessoas como ela, e a propaganda boca a boca se torna mais provável.

Layout

Crie (ou “peça” para criarem, mas não para o sobrinho, ok?) uma identidade visual para sua marca. Em questão de cores, todos os elementos da loja virtual devem estar em harmonia para construção de uma IDV consistente. O layout impacta diretamente na navegação e usabilidade do site e provavelmente seja o maior fator para transmitir credibilidade e segurança para o cliente. Sua loja virtual também deve estar adequada para navegação em smartphones e tablets.

SEO

De que adianta ter produtos bacanas, frete grátis, um bom layout, se as pessoas não encontram sua loja, não é mesmo? O investimento em SEO é indispensável que deve ser tratado com seriedade. Um bom posicionamento no Google não acontece da noite pro dia e depende de um trabalho que nunca para. URLs amigáveis, sites adaptados para visualização via mobile, descrições de produto, tags, atualização de conteúdo, são alguns dos fatores que contribuem para o SEO. Investir em links patrocinados também é válido para aumento de tráfego, o custo é baixo, é de rápida ativação e orientada para a segmentação de público que você determinar. (Tem baixo custo, mas não é de graça e não surte o mesmo efeito de resultado em busca orgânica. Faça bem pensado – e use com moderação).

E-mail marketing

Apenas envie e-mails aos contatos que registraram interesse em recebê-los. Envie as campanhas com uma frequência regular, mas não diariamente, isso pode irritar seu cliente. Já ouviu falar em e-mail marketing comportamental? Com esta ferramenta, é possível enviar e-mails com conteúdo direcionado aos interesses de cada cliente (saiba mais).

Informações disponíveis

Disponibilize todas as informações úteis para o cliente, como dados para contato, endereço físico, informações sobre o produto, prazo de entrega, políticas de troca e devolução. A propósito, não esconda do cliente que ele tem o direito legal de trocar e devolver o produto se necessário. Por mais que todas as lojas virtuais ofereçam este serviço (deveriam), muitas tem receio de deixar isso claro por sair prejudicada arcando com custos de devolução e troca. Mas e quantas pessoas deixam de comprar por acharem que não podem devolver ou trocar (e talvez nem precisariam)?

Selos de certificação e segurança

Invista em certificações digitais. Os selos normalmente estão localizados no rodapé da página. Adicionar selos de “compra segura” próximos ao botão comprar também é uma boa estratégia. As imagens de cadeado remetem à segurança de dados. Convide seu cliente a avaliar a compra no e-bit. Esse selo também pode ser adicionado no rodapé.

Atendimento

Disponibilize em sua loja alternativos canais para contato, como telefone e e-mail. Seja sempre ágil nas respostas. Chat? Somente se tiver a certeza que haverá atendentes disponíveis em imediato para responder ao cliente.  Vale ressaltar que o atendimento também continua após a venda. Você pode convidar seu cliente a responder uma pesquisa de satisfação – para dar credibilidade aos futuros clientes e, claro, aperfeiçoar seu trabalho.

Promoções, incentivos e frete grátis

Encare a realização de promoções, cupons de descontos, programas de fidelidade e concessão de frete grátis como investimentos, e não gastos. Essas ações podem ser suas maiores aliadas para o aumento no volume de vendas.

Mimos

Vendeu? Agora é só embalar num papel pardo, colar a etiqueta e enviar, certo? Bom, pode ser só isso. Mas eu acho muito mais legal receber algo mais especial. Você pode fazer uma embalagem mais criativa e ecológica; incluir um panfleto dentro da caixa divulgando alguns produtos/com informações sobre troca e devolução; enviar um brinde simbólico; deixar um recadinho escrito à punho  (uma vez comprei um par de fones de ouvido e junto havia um bilhete “que a música boa te acompanhe qualquer lugar”).

Conheça seus potencias consumidores e faça um cronograma de marketing. Descubra os meios adequados para falar com esse público e quais seus interesses. Assim, você economizará e direcionará seus investimento

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