Que hoje em dia todo mundo conhece e consome o que essa rede social tem a oferecer não é mais novidade. Mas já pensou em vender através do Facebook? Então vem descobrir como no artigo abaixo.
De acordo com a pesquisa revelada pelo Statista em janeiro deste ano, o Facebook acumulou mais de 2,7 bilhões de usuários ativos mensalmente, conforme evidenciamos no gráfico abaixo:
E não é à toa que esse gigantesco tráfego é uma ótima oportunidade para fazer negócios. Atualmente a rede social deixou de ser apenas uma ferramenta de entretenimento e bate papo e passou a ser um excelente canal de venda.
Por conta deste grande mercado que está à disposição para receber comercialização dos seus produtos, no artigo a seguir vamos conversar sobre como podemos vender através do Facebook em 2021.
Que vantagens se tem ao vender através desta rede social?
Podemos resumir essa resposta em quatro palavras-chave:
- alcance
- interação
- praticidade
- baixo custo
Falando a respeito de alcance, como podemos perceber já no início deste artigo, muita gente navega por esta rede social.
De acordo com a revista Exame, os brasileiro gastam no mínimo duas horas por dia mexendo nas redes sociais.
Por conta desse grande tempo investido pelas pessoas nas redes sociais e também pela grande quantidade de pessoas conectadas simultaneamente, ao se posicionar na rede social e estabelecer uma estratégia que vá de encontro com o algoritmo do Facebook, existe uma grande possibilidade das suas ofertas impactarem uma grande quantidade de pessoas.
Trazendo já à tona a segunda palavra-chave, a interação, a rede social hoje é vista como o principal meio de comunicação entre pessoas mas também entre marcas e consumidores
O facebook hoje permite o compartilhamento de publicações, troca de mensagens via chats particulares quando em públicos (grupos) e sem contar o comentário em posts.
Por conta disso, está muito mais acessível se relacionar com o seu público-alvo e principalmente, se aproximar dele, buscando entregar a resposta pelo que estão procurando através de estratégias bem elaboradas, assertivas e engajadoras
Já falando sobre praticidade e baixo custo, possuir uma loja virtual integrada ao Facebook, o consumidor pode não só visualizar o produto com mais praticidade, mas também como em poucos cliques pode realizar a compra.
Desta forma, possibilita ao empreendedor uma melhora na diminuição de objeções por parte do consumidor e consequentemente aumentando a taxa de conversão da sua loja.
Com exceção dos anúncios pagos que são utilizados pelo marketing, não há custos para integrar sua loja e publicar seus produtos no facebook.
Portanto, essa é uma estratégia que não traz custos, podendo redirecionar a verba que seria utilizada para a construção deste canal, para outras áreas como estoque, ERP, etc.
Como vender pelo Facebook?
Entenda quem é o seu público – Em outros artigos e também nas nossas redes sociais, já comentamos que para vender na internet é preciso saber quem é o nosso público consumidor.
Uma vez que você conhece o seu cliente, o que ele está procurando e a maneira de como impacta-lo, suas estratégias passam a ter um índice de assertividade maior e claro, os custos vão diminuindo cada vez mais.
Portanto, estude quem consome os seus produtos. Realize pesquisas, interaja nas redes sociais, entenda quem são essas pessoas e quais são as suas necessidades e veja a sua taxa de conversão aumentar.
Compartilhe conteúdos que o seu consumidor se identifique – Como já vimos durante a construção deste artigo, o Facebook pode ser um grande aliado das vendas.
Entretanto, não esqueça que a rede social também é consumida por pessoas que buscam entretenimento e informação.
Logo, busque divergir durante as suas publicações entre vendas e conteúdo. Compartilhar conhecimento também não deixa de ser uma técnica de venda, chamamos de marketing de conteúdo.
A partir do momento que o seu consumidor vê que além da sua marca vender produtos de qualidade, ela também pode ter como fonte de referência com informações verídicas e que agreguem valor à vida dela, pode ter certeza que esta pessoa será uma cliente fiel e recorrente do seu negócio.
Se programe! Planeje seus posts – Para manter um fluxo de publicações saudável, isto é, não encher os seus seguidores com ofertas e com informações, mas também evitar que eles esqueçam da sua marca pela ausência de publicações, é preciso organizar um calendário de posts.
Por conta disso, a sugestão da Moovin é o Facebook Studio. Com esta ferramenta, é possível criar publicações e programá-las de acordo com a data e horário que você quiser
Ao montar o seu calendário de publicações, além de se preocupar com a periodicidade dos posts, cuide bastante do equilíbrio entre o tipo de conteúdo que será publicado.
Busque intercalar entre posts de produtos e conteúdos informativos, para que não traga incômodo para o seu cliente com ofertas, ofertas e mais ofertas e também não sature a sua marca no feed da rede social.
Comunique-se de forma humanizada – Uma das principais armas de um vendedor é a comunicação com o cliente e que neste caso, é crucial para quem busca crescer o seu negócio.
Falando deste contato com o consumidor, é importante considerar a linguagem que será adotada durante este diálogo. Tome cuidado da forma que for se comunicar, seja utilizando jargões, dialetos específicos entre outras especificidades.
Quando se fala de uma comunicação mais humanizada, busca-se expandir as fronteiras do “olá, como posso te ajudar”. É entender as expectativas do cliente, verificar a sua dor e ir além do que ele procurava.
Prestando este atendimento, o consumidor que comprar algo na sua loja, com certeza terá além da lembrança marcante de um bom atendimento, o prazer de voltar a frequentar o seu negócio.
Faça anúncios – Além da possibilidade de criar a sua loja online totalmente gratuita, a rede social oferece para aqueles que possuem interesse, impulsionar o alcance dos seus produtos utilizando o Facebook Ads.
Com este recurso, fica possível atingir através de campanhas de anúncios, qualquer cliente que possua o perfil que vá ao encontro da estratégia do seu negócio.
Se o perfil de consumidor são, por exemplo, mulheres de 25-35 anos, que residem em Porto Alegre e que possuam pelo menos um filho, com todas essas informações, o Facebook consegue segmentar através do seu banco de dados, todos estas mulheres que possuam essas características e mostrar a elas o meu anúncio, aumentando assim a possibilidade de uma conversão e/ou captação de uma nova cliente.
Acompanhe suas métricas – Por último, mas nem um pouco menos importante, faça relatórios e analise os dados das suas campanhas.
Pois são através destas informações que será possível saber o que está dando errado no seu negócio e o que precisa ser melhorado.
Quando falamos de Facebook Ads, por trás de uma campanha sempre haverá um objetivo, seja de divulgação, aumento de receita, lançamento de produtos, etc.
De nada adianta investir uma verba em uma campanha e ver que ela não está surtindo o efeito que era esperado.
Portanto, é necessário dedicar um tempo para fazer análise das campanhas e verificar que o que deve ser ajustado e até mesmo desativado, pensando além da economia de tempo, de investimento também.
Aliás, ninguém gosta de desperdiçar dinheiro, não é mesmo?
Partiu então abrir uma loja virtual? Não perca tempo e inicie-a com a Moovin Plataforma Ecommerce e ofereça uma experiência única para seu cliente.
Converse conosco e também aproveite para nos seguir no Facebook, Instagram e Youtube