Seu mailing pode ser um grande aliado na hora de interagir com o público de forma mais pessoal e customizada
A utilização do e-mail marketing na estratégia de comunicação da sua marca permite criar uma relação mais próxima com o público. Afinal, entre outras vantagens, a ferramenta agiliza e simplifica o processo de responder dúvidas e solucionar reclamações dos clientes.
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Apesar de não ser uma novidade, o uso do e-mail marketing não deixa de ser efetivo. Neste cenário, a construção bem planejada de um mailing, por exemplo, pode se tornar muito útil na hora de alavancar suas vendas.
Com as informações dos clientes em mãos, você pode não só conhecê-los melhor, como também personalizar sua comunicação com eles, gerando um fluxo de envios que entrega a informação certa para pessoa correta no momento em que ela deseja.
Neste sentido, um mailing forte é um grande diferencial para que uma campanha de e-mail marketing tenha sucesso. Por isso, é fundamental que sua lista de contatos esteja o mais alinhada possível com os objetivos do seu negócio, dando, assim, pouca margem para erro nas investidas com os clientes.
Então, o primeiro passo é adaptar ao perfil do seu cliente o conteúdo do e-mail marketing de forma que você entregue algo que ele realmente espera. Além disso, de nada adianta disparar apenas um e-mail e esperar resultados, a fidelização do cliente ao conteúdo e ao produto se dá, também, pela frequência de interação.
Essa relação produto-conteúdo-usuário é essencial na hora de desenvolver o mailing. Isso porque, quando estão integrados, os três tendem a render o resultado esperado. Afinal, o usuário já está interessado no conteúdo que, por sua vez, leva o produto ou serviço diretamente ao cliente.
A importância do mailing para o e-commerce
O que os compradores buscam, cada vez mais, é ter uma experiência satisfatória com as marcas – muitas vezes, isso se torna mais importante do que o próprio produto ou serviço que o consumidor está adquirindo. Então, construa uma relação em que você ouve e dá voz aos seus clientes.
Assim, quando um carrinho é abandonado, uma compra não é concluída ou qualquer outro tipo de situação semelhante, use o e-mail marketing a seu favor não só para descobrir o que aconteceu, mas, principalmente, para reengajar esse consumidor.
Afinal, a partir do momento em que uma pessoa entra no seu mailing, isso significa que, em algum momento, ela teve contato com a sua marca. Deste ponto em diante, é importante que esse interesse não seja perdido e que essa relação não se rompa.
Segundo a pesquisa Benchmark Recompra Brasil 2018, 41,5% das compras digitais são feitas por clientes antigos. O mesmo levantamento aponta que as empresas que dispõem de esforços e recursos na parte da retenção conseguem um índice de 53,4% de reincidência de compras pelo mesmo cliente.
Isto indica que conhecer o público e falar diretamente com ele não é em vão. O usuário tende a responder melhor às interações pelas quais ele se sente representado, com as marcas com as quais ele está acostumado.
Por isso, organizar seu mailing é imprescindível. Sem isso, o processo de envio de conteúdo é impactado, e alcançar mais pessoas com menos cliques se torna cada vez mais difícil.
Como construir um mailing
Para se registrar em uma rede social, por exemplo, é necessário que o usuário tenha acesso a um e-mail. No caso do e-commerce, não é diferente.
O lojista pode começar a criar seu mailing a partir do interesse do cliente em fechar uma compra, já que ele precisa se registrar – oferecendo diferentes dados – antes de fazer o processo de check out.
Mas também é possível captar esses dados de outras formas, como com o disparo de e-mails com formulários de pesquisa de satisfação ou, ainda, com o acesso a uma landing page, por exemplo.
Ofertar conteúdos ricos e exclusivos – como e-books, infográficos e vídeos -, que pedem as informações do usuário em troca do material, é uma opção na hora de captar dados relevantes.
O importante é sempre atentar-se à relevância e facilidade de obtenção deste conteúdo. Tendo interesse na mídia oferecida e uma experiência satisfatória no consumo desse conteúdo, já é o início para que usuário também se interesse em ir além no contato com a sua marca.
É válido lembrar que, para facilitar a identificação do cliente, é importante solicitar o máximo possível de informações. Sejam elas dados pessoais (onde mora, onde trabalha, idade, gênero, entre outros) ou sobre o comportamento de consumo (preferências de produtos, frequência de compra etc.).
Todos esses fatores podem ajudar na construção do seu mailing e, consequentemente, na organização do seu fluxo de disparo de e-mails. E uma vez tendo os dados do cliente em mãos, não perca tempo para iniciar o contato.
Otimizando as interações
Com a lista de contatos organizada, as interações devem ser frequentes (de preferência, em um período de tempo constante, evitando intervalos muito curtos ou longos entre os disparos) e caminhar de acordo com o perfil do cliente.
Por exemplo, ao perceber que uma conta não interage com a marca há muito tempo, é importante tentar resgatar esse cliente, enviando um e-mail mais personalizando.
Aqui, vale analisar seu histórico de compras para oferecer um produto que seja do seu interesse ou, ainda, um conteúdo que possa ser relevante para ele, fazendo com que o seu interesse retorne e ele se sinta motivado a, mais uma vez, interagir com a sua marca.
Permitir que o usuário crie uma listas de desejos no seu e-commerce, demonstre interesse por produtos indisponíveis ou até mesmo tenha uma assinatura mensal para receber seus produtos também são formas de criar uma ponte com o consumidor. Desta forma, você pode enviar e-mails notificando sobre alguma novidade em relação ao que ele busca.
Outra parte importante do processo de interação com o seu mailing é manter um suporte pós-vendas por e-mail. Procure saber a opinião dos clientes sobre a experiência de compra com sua marca, coloque-se à disposição para resolver determinadas situações e, assim, abra espaço para oferecer novos produtos.
Em resumo, a importância de manter um mailing bem construído, organizado e gerenciado se dá, principalmente, pela facilidade de comunicação com o público pelo e-mail marketing. Seja com envio de conteúdos relevantes, seja para receber feedbacks e perguntas, busque sempre estreitar as relações com os seus clientes.
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