Como foi seu Black Friday? Vendeu muito? Que ótimo, agora é esperar o próximo, né? Não! Os benefícios que o Black Friday traz para sua loja não são somente as vendas momentâneas que você fez. Quantas pessoas compraram pela primeira vez em sua loja? Quantos novos visitantes? Vale a pena apostar em ações simples de pós-venda que motivem o retorno e recompra destas pessoas.
1. E-mail sobre a entrega do produto
Provavelmente, devido a tantos pedidos feitos em sua loja e no e-commerce em geral, a agilidade de suas entregas deverá ser afetada. Notifique seu cliente disso. Envie um e-mail agradecendo pela compra e seja transparente, informando que o prazo de entrega é um pouco maior do que o normal neste período devido à alta demanda.
2. Avaliação da compra
O pedido foi entregue, agora é hora de convidar o cliente a avaliar a compra – experiência de navegação na loja virtual, atendimento, prazo de entrega, qualidade do produto, comentários em geral. Realizar esta pesquisa demonstra sua preocupação com a satisfação do cliente, além de contribuir para que você invista em melhorias e também serve como depoimentos para futuros compradores que têm dúvidas sobre o produto e sua loja. Quer saber mais sobre esta ferramenta? Clique aqui.
3. Cupom de desconto
Você pode enviar um cupom de desconto somente para os compradores de primeira viagem em sua loja, para que eles retornem a comprar. Ou quem sabe ofereça o cupom como moeda de troca para incentivá-los a responderem a avaliação da compra, comentada anteriormente.
4. E-mail marketing comportamental
Você deve ter tido um aumento considerável de visitas em seu site neste período. Se o cliente realizou cadastro ou assinou alguma newsletter, aproveite o histórico de navegação para enviar sugestões de produtos e ofertas personalizadas, conforme os interesses do usuário. Saiba mais sobre este recurso clicando aqui.
5. Remarketing
Além do e-mail marketing, você pode fazer ações de remarketing, que atinge os usuários que já visitaram o seu site, através de cookies que são gravados em sua máquina. Da mesma forma você pode aproveitar os dados de navegação do cliente e exibir um banner contendo os produtos que ele visitou.
6. Trocas e devoluções
O cliente precisou trocar ou devolver? Não dificulte este processo! Seja atencioso e tente resolver o mais rápido possível. Lembre-se que isso é um direito do cliente, que com certeza também não está feliz que terá que trocar ou devolver. Disponibilize um link sobre trocas e devoluções no rodapé do seu site, e estas páginas devem conter todas as informações para o procedimento. Se quiser, é possível que o cliente solicite a troca/devolução de forma muito ágil através do próprio painel “minha conta”. É bacana também enviar um folder junto com a compra, explicando como funciona se o cliente precisar trocar ou devolver o produto.
O e-commerce não se resume somente a um único período do ano. E o Black Friday serve para muito mais do que para só alavancar suas vendas em um dia/semana/mês. Você já conseguiu a façanha de chamar a atenção do cliente neste período, entre tantas outras lojas que disputavam com você. Tudo isso para vender somente uma vez? O Black Friday é a oportunidade de conquistar novos clientes para sua loja. Entregue uma boa experiência e continue colhendo os frutos do Black Friday por muito mais tempo.