E-commerce

Frete para loja virtual: Veja como melhorar a entrega para seus clientes

Atualizado em: 22/04/2021
Frete para loja virtual: veja como melhorar a entrega para seus clientes

A entrega representa a maior oportunidade e também o maior risco das lojas virtuais, afinal, 55% dos carrinhos abandonados são em função do alto custo do frete!

Para melhorar as formas de entrega, é preciso entender o que é, como funciona, bem como estruturar a busca de transportadoras parceiras.

O que é frete?

Fazer um frete, corresponde a desempenhar o papel de entregar alguma coisa. O conceito é super simples, mas na prática, existem diversos desafios para lojistas, transportadoras e entregadores.

CIF: O Frete CIF ocorre quando a contratação e pagamento pelo envio é realizado por quem está enviando a carga, como resultado, esse é o formato mais comum do e-commerce.

Ao passo que, na modalidade Frete FOB, quem realiza a negociação e pagamento do envio é quem está comprando o pedido.

Em síntese, o lojista virtual precisa melhorar as formas de entrega para ser mais competitivo na entrega e isso acarreta em maior sucesso nas vendas.

Grandes lojas virtuais já identificaram que, quando o valor da entrega corresponde a mais de 15% do valor do produto, as vendas diminuem vertiginosamente, ou seja, 15% é um “limite” que o comprador está disposto a pagar para receber um pedido.

Obviamente, cada mercado tem suas peculiaridades, mas, se você acessar o seu Google Analytics, por exemplo, possivelmente esse número corresponderá: quanto mais barato o frete, mais vendas.

Como calcular o valor do frete?

Calcular o frete para um cliente é um processo simples, mas cada transportadora tem regras específicas. Em geral, leva-se em consideração: CEP de origem e destino, peso, medidas e valor do pedido. Podem ser acrescidas outras taxas, como GRIS, ICMS e Pedágio.

Produtos grandes tendem a ter um cálculo mais complexo.

Atualmente você consegue simular envios de forma fácil, rápida e com desconto!

Calcular Frete

Basicamente, podemos dividir as entregas do e-commerce em dois grandes grupos: Correios e Transportadoras privadas.

Correios

Você consegue calcular o frete no site dos Correios e em empresas que oferecem um contrato mais vantajoso para conseguir melhores preços de envios.

Assim você consegue enviar encomenda mais baratas, sem ter um contrato com mínimo de envios.

Transportadoras

Cada transportadora possui forma específica de calcular os envios, algumas, por exemplo, cobram apenas pelo peso, sem alterar o tamanho do pacote.

No e-commerce, existe um desafio de conectar as transportadoras com as lojas virtuais e disponibilizar as cotações diretamente na página do produto ou no checkout da loja virtual, para isso, existem empresas como a Frenet, que auxiliam em todo o processo, da contratação ao envio.

Frete Grátis

Podemos afirmar que o e-commerce brasileiro e o frete grátis nasceram juntos e o consumidor busca muito por ofertas que tenham frete grátis.

Mas atenção! Antes de oferecer essa promoção, entenda os custos que estão envolvidos e quais as regiões você conseguirá atender.

Na prática, como melhorar as entregas da loja virtual?

Pode parecer simples, mas calcular o valor de frete de uma loja virtual é um processo complexo e precisa ter todos os dados cadastrados de forma correta para que o resultado seja preciso.

Usando contrato de frete de terceiros:

Você consegue melhorar as formas de entrega da sua loja virtual utilizando contrato de terceiros, assim você não precisa ter um contrato e paga somente pelo que utilizar.

Funciona como uma cooperativa, várias lojas virtuais utilizam um contrato com uma ou várias transportadoras para ter acesso a melhores preços.

Tendo contrato próprio com transportadoras:

O contrato próprio dá liberdade de negociação e te deixa livre de intermediadores. Em tese, você consegue melhores condições, pois há somente duas partes na negociação: você e a transportadora.

Use o conceito de logística em espiral para buscar parceiros estratégicos

Em um país continental, como o Brasil, uma forma simples de pensar a logística, é separado por regiões e ter especialistas em cada uma delas, assim você consegue segmentar e buscar o melhor parceiro.

A Transportadora Rede Sul, por exemplo, é especialista em atender PR, SC e RS, e isso os torna quase imbatíveis em preços e prazos para essas regiões.

Em resumo, você terá motoboy para atender os bairros e cidades próximas ao centro de distribuição bem como transportadoras especialistas para outras regiões e você consegue contar todas no seu e-commerce com um gateway de frete.

Como dica final, vamos deixar três formas de melhorar a logística da sua loja virtual ainda hoje:

Agora que sei tudo sobre frete, como abro a minha loja virtual?

Por conta da pandemia que atingiu o mundo inteiro, muitos empreendedores adiantaram o seu planejamento e migraram o seu negócio físico para um negócio online.

Tendo em vista essa migração do físico para o digital, houve um aumento somente no ano de 2020 de mais de 120% de novas lojas virtuais no mercado brasileiro.

Visando esse movimento de digitalização das empresas, a Moovin, plataforma de e-commerce, criou uma solução para facilitar a entrada de novos empreendedores no mundo digital.

Através desta nova solução, a plataforma possibilita para o empreendedor uma rápida adaptação neste mercado, utilizando uma plataforma tecnológica, inovadora, que tem por finalidade aumentar a receita, o valor médio dos pedidos e fidelizar os seus clientes.

A Moovin entende que migrar para o negócio online pode parecer bastante desafiador. Entretanto, além da sua equipe de suporte especializada em e-commerce, a plataforma também oferece mais de 200 recursos focados em contribuir com o crescimento do negócio e realizar ainda mais conversões.

Descubra como a Moovin pode te ajudar a começar a vender na internet ainda hoje, clique no botão abaixo para falar com um especialista em e-commerce.

Partiu então abrir uma loja virtual? Não perca tempo e inicie-a com a Moovin Plataforma Ecommerce e ofereça uma experiência única para seu cliente. 
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