A importância desta data vem aumentando à medida que se desenvolve uma participação cada vez maior da figura paterna no cotidiano das famílias. Pais mais atuantes na vida dos filhos, desde os primeiros meses, e uma sociedade mais inclusiva e abrangente no que diz respeito à formação das famílias contemporâneas, tem feito crescer o desejo do consumidor de homenagear e demonstrar carinho por essa importante figura. Por isso, trazemos aqui dicas para seu e-commerce vender mais no dia dos Pais.
Por conta disso, e também do confinamento social, ocorreu um expressivo aumento nas compras online, observado ao comparar o Dia dos Pais de 2020 com o de 2019, e projeta-se um crescimento ainda maior para 2021.
Estima-se que o Ecommerce brasileiro faturou 2,5 bilhões de reais nesta data, em 2020. Entre 2015 e 2018 o Dia dos Pais apresentou um crescimento exponencial de quase 20% nas vendas, segundo Pesquisa de Hábitos do Consumidor, feita pelo próprio Google.
Neste ano de 2021, pesquisa da All iN, em parceria com a Opinion Box mostra que 59% dos consumidores pretendem presentear no Dia dos Pais.
A previsão de gastos dos filhos para presentear os pais, gira em torno de R$50,00 a R$200,00, sendo grande parte com intenção de compras no segmento de moda e acessórios, eletrônicos e informática. Ou seja, usando as estratégias corretas, o Dia dos Pais é uma ótima oportunidade para alavancar o ticket médio da sua loja.
Hábitos de Compra, pesquisa do Google
Tratando ainda dos resultados da Pesquisa realizada pelo Google, 41% dos entrevistados revelou comprar presentes de última hora. Ou seja, se possível, programe uma logística diferenciada. Negócios locais podem fazer entrega por motoboy, e você pode criar campanhas para seus clientes retirarem a mercadoria na loja física, por exemplo.
Como os consumidores procuram por presentes
- Pesquisas por presentes no Google representam 26%;
- 23% procuram em buscadores de preços;
- 12% acaba comprando pelas redes sociais, mas não é uma busca tão ativa e sim uma oportunidade de conveniência.
Os 3 pilares que se destacam para vender mais em datas comemorativas
- Frete grátis é um grande motivador de compra para 35% dos entrevistados;
- Em seguida vem preços mais atraentes;
- Em terceiro lugar, o maior fator de motivação é o curto prazo de entrega.
Outros dados relevantes que a mesma pesquisa mostra é que quase metade dos pais não se sente representado pelo estereótipo de pai mostrado em comerciais tradicionais, não gostam de ser retratados como pais perfeitos, também rejeitam ser mostrados como pais que tem papel secundário na vida dos filhos. Eles querem ser representados como pais presentes, praticando a paternidade, e com as mesmas responsabilidades da mãe, na estrutura familiar.
Sendo assim, nada de estereótipos na sua comunicação, seja inovador e coerente com a realidade das famílias contemporâneas. Pais em geral também afirmaram ver com bons olhos a comunicação que mostra tipos alternativos e inclusivos de formação familiar.
É importante retratar as figuras paternas que não são literalmente o pai já que, no Brasil, temos mais de 5 milhões de pessoas que não têm o nome do pai na certidão de nascimento. Essa é uma realidade do nosso país que deve ser considerada na comunicação dos nossos negócios, ou seja, nem sempre o pai vai ser presenteado no Dia dos Pais e sim qualquer figura paterna. E esse pode ser o caso da sua persona.
As estratégias vencedoras
Algumas práticas são comprovadamente bem-sucedidas para incrementar vendas nas datas de varejo, e obviamente isso inclui o Dia dos Pais:
- Produza pacotes e kits promocionais, para aumentar o ticket médio das vendas, o giro de estoque, bem como apresentar novos produtos ou serviços da loja. É importante estar atento à precificação dos kits de modo a ser atrativo para os compradores e manter a margem de lucro dos comerciantes.
- Monte listas de presentes de acordo com o perfil de cada figura paterna: aventureiro, artístico, criativo, gourmet… Essas listas facilitam muito o trabalho de escolher o presente.
- Prepare fotos alusivas à data, para sua loja virtual, com objetivo de deixá-la mais atraente e coerente com o tema. Sempre mantendo a identidade visual da marca;
- Use landing page específica para promover os kits ou ofertas especiais desta data de varejo;
- Certifique-se de que a loja virtual está preparada para receber um maior número de visitantes, principalmente na versão mobile, acesso por smartphones e tablets.
- Faça e-mail marketing e utilize suas redes sociais para promover suas listas de presentes e lembrar seus clientes de que sua loja é a melhor opção para compras.
- Invista em tráfego pago (Google Ads, Instagram e Facebook Ads).
- Venda em markeplaces.
- Disponibilize um atendimento consultivo no omnichanel, isso é fundamental para se comunicar com os compradores. Nesse período de datas comemorativas redobre a atenção ao chat, WhatsApp da loja, enfim, às mensagens que requerem uma resposta rápida.
As táticas acima ajudam a conquistar novos clientes, entretanto mantenha atenção também à base de leads e clientes já conquistados, utilizando e-mail marketing, mensagem de WhatsApp, SMS, etc, para comunicar as ofertas dedicadas ao Dia dos Pais.
Algumas estratégias exigem grande antecipação e planejamento, tais como preparar o estoque para atender a demanda e, para complementar a compra. Por outro lado, várias estratégias podem ser agilizadas, ainda que já esteja próximo à data, como por exemplo:
- Invista em embalagens diferenciadas e ative a opção embalagem de presente na sua loja virtual.
- Inclua cartão em branco para quem presenteia preencher com uma mensagem.
- Se o presente for direto para as mãos do presenteado, pergunte se o comprador quer incluir um cartão em seu nome para acompanhar o produto.
Tudo faz parte do encantamento do cliente e de construir a diferenciação da concorrência, criando a lembrança mais positiva possível da experiência de compra.
5 Maneiras de se destacar da concorrência
1. Seja simples e autêntico: uma das mudanças do perfil de consumo, apontadas pelo estudo da Euromonitor International indica que os consumidores tendem, cada vez mais, a valorizar produtos locais e customizados, um exemplo são as cervejas artesanais.
2. Use a recorrência: é o que faz a sua empresa obter lucratividade contínua, de forma conveniente para seu cliente, e gerando uma relação sustentável com o negócio, os clubes de assinatura são um ótimo exemplo, como assinatura de bebidas, alimentos, livros, entre outros. Será que o seu negócio pode se incluir nesta estratégia?
3. Atenção à saúde: associar os produtos ao que eles podem acrescentar em relação à qualidade de vida, saúde e bem-estar é uma ótima tática. Alguns produtos podem estar relacionados a uma rotina ativa e saudável, como uma roupa antitranspirante ou produtos naturais.
4. Valorize a experiência: atender ao desejo do consumidor de vivenciar e apreciar a experiência de compra. E, com esse objetivo, vale utilizar diferentes serviços para alavancar as operações da loja, tais como oficinas onde pais e filhos construam algo juntos, ou restaurantes que disponibilizem um chef instrutor e ingredientes para uma experiência gourmet. São exemplos de atividades que podem ser enviadas para o universo online.
5. Evite aparecer nos índices de reclamações pós data de varejo.
Falando em reclamações, o conhecido portal ReclameAqui recomenda aos consumidores, neste Dia dos Pais:
- Fazer pesquisa de preços e sobre a confiabilidade da loja;
- Definir com antecedência o valor a ser investido no presente;
- Ficar atento aos parcelamentos e às condições de troca.
Podemos concluir que são esses tópicos que costumam nortear as reclamações dos clientes após o período de compras. Sendo assim, para manter o melhor relacionamento com seus clientes, o lojista também deve ficar atento a estas questões.
Confira abaixo alguns resultados de pesquisa que o ReclameAqui realizou para o Dia dos Pais 2021:
Lembre-se de que oferecer várias opções de pagamento é fundamental para vendas, sendo que 26% dos entrevistados na pesquisa All iN pretendem utilizar o PIX, prático e conveniente para consumidores e lojistas.
Aproveite a data para vender e também para progredir no relacionamento até com visitantes do seu Ecommerce que abandonaram o carrinho de compras. Um formulário básico pode captar dados que vão ajudar a entender o perfil destes consumidores e, futuramente, utilizar essas informações para fazer um remarketing mais eficaz.
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Boas vendas!!!