O dia do consumidor é celebrado dia 15 de março, e se tornou uma data importante para as lojas virtuais cativarem seus consumidores e venderem mais. Vamos falar sobre a semana do consumidor: 5 dicas eficazes para ecommerce.
Essa data no decorrer dos anos se tornou a Black Friday do primeiro semestre do ano, com crescimento exponencial, a data passou a ter uma semana inteira de ofertas e oportunidades. Então para aproveitar bem a semana do consumidor 2022, vamos falar sobre as tendências dessa data, e a importância para o varejo, além de aproveitar o máximo dela para o ecommerce.
Qual é o dia do consumidor?
Oficialmente o dia do consumidor é 15 de março.
A data de 15 de março é considerada o dia dos direitos do consumidor há pelo menos cinco décadas. O nascimento do Dia do Consumidor se deu através de um discurso do presidente americano John Kennedy, exaltando as virtudes de uma relação justa entre empresas e seus consumidores.
O dia do consumidor vem ganhando muita força no Brasil desde 2014, entrando no hall de datas comemorativas importantes para o varejo. Esses eventos têm como foco ações promocionais interessantíssimas para os clientes, revertendo em altos lucros para as empresas.
Semana do consumidor: a Black Friday de início de ano.
Como já falamos anteriormente, o dia do consumidor se tornou tão importante para o ecommerce que acabou ficando conhecido como a Black Friday do primeiro semestre.
Dica: saiba como aumentar as vendas online na Black Friday para aproveitar o dia do consumidor.
Dados da Social Miner em parceria com a Lett levantados pelo relatório do Dia do Consumidor 2021, mostram que os e-commerces faturaram 85% a mais do que na mesma data do ano anterior.
Semana do Consumidor: 5 dicas para o ecommerce
1. Pesquisa de mercado, entenda o que seu consumidor quer!
Para preparar o seu ecommerce para a semana do consumidor, confira as nossas dicas a seguir.
O início para um grande show de promoções e ofertas, é começar fazendo pesquisas para entender de fato o que o seu consumidor quer, e assim você poder organizar o seu ecommerce para melhor atendê-los.
A pesquisa de mercado vai servir como base para você articular estratégias para aqueles consumidores que têm interesse no seu produto. Normalmente essas pesquisas servem para estudar o comportamento do consumidor, assim como histórico de compra e preferências de consumo.
Quanto mais dados, melhor será para você definir suas estratégias e ações, como campanhas de divulgação.
2. Faça promoções realmente atrativas!
Depois de já ter dados importantes sobre seus clientes através da pesquisa, agora é hora de pensar em promoções e ofertas realmente atrativas para o seu consumidor.
Entre as principais ideias para o seu ecommerce, estão:Ofertas relâmpagos: Programar ofertas com data e hora é uma estratégia que sempre dá certo. Aqui você consegue cativar aquele consumidor indeciso, selecionando produtos específicos em datas e horários também específicos durante toda a semana do consumidor, com ofertas relâmpagos. Isso fará o seu público ficar atento somente naquele item em especial a ser ofertado.
- Promoções e descontos: Essa dica é básica, a gente sabe, mas nunca perde sua validade. As pessoas costumam se planejar para fazer compras nas datas comemorativas aguardando promoções e descontos que ela sabe que não acontecem todos os dias. A semana do consumidor é excelente para captar esses consumidores.
Dica: Já falamos aqui sobre o poder de boas promoções, que pode servir de aporte para você planejar suas promoções na semana do consumidor.
- Frete grátis: Essa dica também já é dada à exaustão, mas existem muitas lojas virtuais que oferecem o frete grátis como padrão. Exemplos como compras acima de algum valor e por aí vai. Se esse não é o seu caso, a sua loja não costuma oferecer frete grátis, a semana do consumidor é uma ótima oportunidade para você usar o frete grátis como estratégia de promoção de vendas.
Dica: Também já falamos aqui sobre dicas para resolver o seu problema de frete, que podem ser muito úteis para sua loja virtual.
3. Formas estratégicas de divulgação!
Depois de decidir como os consumidores aproveitaram as ofertas durante a Semana do Consumidor, é hora de planejar divulgações para atingir seu público-alvo.
Você precisa desenvolver um plano de marketing para implementar uma estratégia sólida e chegar onde seu público está. Portanto, prepare-se para agir no Instagram e no TikTok, além de campanhas de email marketing e SMS marketing.
Dica: Já demos algumas dicas sobre planejamento de marketing digital para o seu ecommerce, confira!
4. Atendimento Multicanal!
Devido às grandes mudanças de mercado, e consumo do público, se tornou cada vez mais necessário atendimento em multicanais, o famoso omnichannel. Esse tipo de estratégia de atendimento proporciona mais conforto aos seus consumidores, em relação a logística e a comunicação com a sua empresa.
É imprescindível que a sua marca promova a integração entre o físico e o digital para que os consumidores possam adquirir os seus produtos de forma fácil e cómoda, além de se comunicar com a sua marca.
5. Foque na experiência do cliente!
Já que estamos falando da semana do consumidor, nada mais justo do que proporcionar uma excelente experiência para seus consumidores. Pense que é agora ou nunca, não basta focar apenas nas promoções, ofertas e fretes grátis, mas em todas as etapas da jornada de compra.
- Garanta que os produtos serão entregues no prazo: Nada é mais frustrante numa compra online, do que o produto não chegar na data que foi prometida, não é mesmo? Esse tipo de situação impacta muito na experiência do consumidor.
- Pós venda: Nesta etapa chamamos a atenção para uma ótima oportunidade de fidelizar os clientes, uma simples troca de mensagem para saber se deu tudo certo, se o produto chegou sem nenhum problema já faz toda a diferença na experiência do consumidor.
- Leis que protegem o consumidor: Tanto a Lei de Defesa do Consumidor quanto a Lei Geral de Proteção de Dados são referências importantes para boas práticas de venda. Siga rigorosamente essas leis e mantenha um site transparente em relação ao uso de dados e cookies e outros processos envolvidos na compra.
De forma geral, podemos considerar o dia e a semana do consumidor interessante para as empresas fidelizar seus cliente, melhorar a comunicação e o relacionamento. Seguindo esses passos, você com certeza colherá bons frutos.