E-commerce

COMO TER UMA LOJA DE CALÇADOS DE SUCESSO

Atualizado em: 10/03/2021
Como ter uma loja virtual de calçados de sucesso

Montar uma loja virtual de calçados pode ser uma boa opção para quem deseja começar a vender pela internet.

Quando falamos de compras online, é bem importante lembrar que as cada vez que os dias passam, além da necessidade por conta do Covid-19 no brasil, as pessoas estão cada vez mais confiantes em comprar pela internet.

Segundo o último dado publicado sobre este tema do Consumidor Moderno, as mulheres gastam mais com sapatos do que com a sua própria alimentação.

Outro estudo realizado, agora pela Gocipare, uma mulher que vive em média 70 anos, consome aproximadamente 44 mil reais apenas em sapatos.

Portanto, no artigo de hoje falaremos um pouco sobre este mercado e buscaremos mostrar o que é importante se atentar para quem busca abrir uma loja virtual de calçados.

O MERCADO DE CALÇADOS NA INTERNET

Uma pesquisa realizada pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes e Lojistas) somente 10% dos entrevistados disseram ter receio de comprar pela internet.

A partir deste dado, podemos perceber que o e-commerce deste nicho está cada vez mais propenso a fazer parte do cotidiano das pessoas.

Outro fator que aponta para o grande sucesso das categorias de moda e beleza, é a grande crescente de aposta das grandes redes de varejo online neste segmento.

COMEÇANDO A MINHA LOJA VIRTUAL: PESQUISA DE MERCADO

Tendo em vista que buscar embasamento, adquirir conhecimento e ter referências é sempre um bom começo, não é mesmo?

Por conta disso, realizar uma pesquisa de mercado para adquirir um diagnóstico relevante para a construção da sua loja virtual, é um grande primeiro passo.

Existem vários recursos para que se possa construir um bom diagnóstico. Vejamos alguns:

  • Conhecer o seu público – Entender quem é o seu público-alvo e buscar compreender quais são as suas necessidades para que possa ser desenvolvido alguma solução, é um grande primeiro passo.
  • Estudar a concorrência – É fundamental conhecer quem são seus concorrentes, até para ter uma ideia de estratégias utilizadas para avaliar o que pode ou não dar certo.
  • Estar atento nos empreendimentos do mercado – Não só o nicho de calçados, mas qualquer mercado possui a sua sequência de atuação. Portanto, fornecedores, prestadores de serviços, clientes entre outros públicos, quando um único elemento apresenta algum tipo de problema, indiretamente todos os outros podem vir a ser afetados. Fique atento para que todos estejam sempre em harmonia.

A partir deste mapeamento do diagnóstico, passa-se então para a parte de planejamento.

PLANEJE-SE

Embora seja um mercado bastante atrativo, começar um negócio é sempre um desafio, independente do segmento.

Complementando o que comentamos no título anterior de observar a concorrência, conseguir estipular metas, objetivos do negócio, planejamento financeiro, entre outros passos, são etapas que devem ser previstas antes de iniciar o negócio.

Para contribuir com este planejamento, separamos algumas perguntas que podem ser levantadas e consequentemente, a partir das respostas destes questionamentos, inicie o seu negócio hoje mesmo com a Moovin.

Qual será o investimento inicial?

Quantos profissionais a equipe vai precisar ter no início?

Como o e-commerce será desenvolvido?

Quem ficará responsável pelas fotos dos produtos?

Quem serão meus fornecedores? (Calma que logo logo a gente fala sobre isso)

Como controlar o estoque?

Que meios de pagamento deverão ser utilizados?

ESCOLHA BONS FORNECEDORES

Os fornecedores são essenciais para as lojas virtuais.

Portanto, se você está buscando montar uma loja virtual de calçados, busque por empresas que tenham preços acessíveis, boas condições de pagamento, qualidade e principalmente, entreguem os produtos dentro dos prazos.

Um segundo ponto a ser observado é a respeito da diversificação de fornecedores.

Ninguém quer ficar refém de terceiros, não é mesmo?

Contudo, busque diversificar a rede de fornecedores, pois caso um fornecedor não tenha a sua mercadoria, ou venha a fechar as portas, a sua loja não fica sem o produto, porque há uma segunda alternativa.

ENCONTRE UM DIFERENCIAL EM RELAÇÃO A SUA CONCORRÊNCIA

Assim como qualquer outro nicho, existe concorrência. Portanto, é preciso buscar alternativas de se destacar dos concorrentes e captar ao máximo a atenção do consumidor.

Hoje um grande diferencial que os consumidores têm valorizado cada vez mais, é o bom atendimento.

São poucas lojas virtuais hoje que se preocupam com o bem-estar do atendimento ao cliente, que oferecem um suporte exclusivo e realmente usam a comunicação em prol de resolver os problemas e/ou dúvidas do consumidor.

Vale também investir em um processo de checkout rápido, interagir em canais de comunicação, proporcionando ofertas que resultem em uma boa experiência ao consumidor, entre outras estratégias.

ZELE POR BOAS IMAGENS DO SEUS PRODUTOS NA SUA LOJA VIRTUAL

Recentemente postamos no nosso Instagram a respeito da importância de ter fotos de boa qualidade na sua loja. Em outras palavras, possuir uma vitrine chamativa.

Procurar por um produto em uma loja virtual, não permite que o cliente consiga ver todos os detalhes. Por este motivo, a qualidade das suas fotos ou dos seus vídeos devem ser da maior qualidade e produção possível.

Fotos e vídeos com qualidade baixa, ou que não  mostre com clareza o que está sendo mostrado, passa uma imagem negativa para o consumidor, o que pode ocasionar uma desconfiança e consequentemente, um dado para o seu carrinho abandonado. 

Portanto, monte um roteiro bem específico caso vá fazer vídeos ou monte um cenário bem bonito caso opte por tirar fotos dos seus produtos. Capriche na produção, pois a sua vitrine é uma das primeiras impressões que o cliente terá do seu negócio.

EAI, BORA ABRIR UMA LOJA VIRTUAL COM A MOOVIN?

Agora que você já está totalmente pronto para ter uma loja virtual de calçados de sucesso, bora começar a montar o seu negócio?

Partiu então abrir uma loja virtual? Não perca tempo e inicie-a com a Moovin Plataforma Ecommerce e ofereça uma experiência única para seu cliente.

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