E-commerce

Como fazer sua loja virtual vender mais

Atualizado em: 03/09/2019
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Caso você esteja iniciando seu e-commerce ou enfrentando dificuldades para fazer sua loja virtual vender mais, fazemos um convite para que leia esse artigo até o final. Caso esteja dando os primeiros passos, é importante conhecer quais são as principais ferramentas promocionais para o seu negócio digital. Se está tendo dificuldades para alavancar as vendas, é porque talvez esteja precisando conhecê-las melhor. 

O mais importante é ter uma definição clara de qual é o seu negócio e de qual o público que pretende alcançar com sua proposta de valor, que inclui os produtos, serviços, atendimento e comunicação. O passo seguinte é definir quais são os canais de venda mais qualificados para que você aproxime sua empresa do seu público alvo. Tendo claras essas premissas, você poderá fazer campanhas promocionais que atinjam em cheio o seu objetivo, que é o aumento das vendas e da lucratividade da sua loja virtual.

Para oferecer a você uma visão ampla, não vamos nos ater apenas aos meios, mas também a alguns fundamentos de Marketing Estratégico, sem os quais você pode acabar desperdiçando seus esforços. O nosso propósito é fazer com que você reconheça a importância de dominar esses fundamentos e ter uma visão ampliada do caminho que leva ao sucesso nas vendas.

Vamos em frente?

1 – Defina e foque no seu público alvo

Há dois conceitos chave que você precisa dominar para obter sucesso no seu e-commerce: público alvo e nicho. São, na verdade, conceitos complementares. Enquanto o público alvo é a fatia do mercado consumidor que você quer atender com a sua oferta, o nicho é um conceito diretamente ligado à oferta.

Para nós termos uma visão mais clara desses conceitos, segue, abaixo, um exemplo:

  • Nicho: equipamentos para a prática de esportes radicais de inverno.
  • Público alvo: praticantes de esportes radicais de inverno.

Definir o público alvo é questão central de qualquer estratégia de negócios, pois toda a sua proposta de valor será elaborada e comunicada a esse público. Seus produtos, o estilo de sua marca, sua identidade visual, o atendimento ao cliente. Tudo será feito de modo a gerar experiências inesquecíveis para essas pessoas.

Já a especialização em nichos, é uma das mais antigas e consagradas estratégias da internet. Competir por um mercado genérico é sempre muito mais difícil e caro do que competir por um nicho. Já era assim, na verdade, quando não havia negócios online.

A definição clara do seu público alvo e de seu nicho conferirão a você a condição de especialista, assim como sua marca ganhará o atributo da exclusividade. Especialize-se e você abrirá portas que ficarão mais evidentes na medida em que formos mostrando outros fundamentos.

2 – Invista em posicionamento

Posicionamento é a chave do sucesso de qualquer negócio. Quando você se especializa em um determinado público e descobre quais são suas expectativas, pode se posicionar de uma forma que atraia a sua atenção.

Posicionamento é como você quer que a sua loja virtual seja percebida por esse público.  Escreva o seu posicionamento e desenvolva todo o seu negócio com base nele, a começar pelo seu mix de produtos, terminando no estilo da comunicação presente em todos os canais de interação com o público.

O SEO do seu site precisa ser profissional, porque é ele que vai rankear a página nos sites de busca. 

Quanto aos atributos funcionais, certifique-se de que a navegação é satisfatória e de que o cliente consegue encontrar rapidamente o que procura. Planeje a experiência do cliente. Reveja os processos quantas vezes for necessário, até ter certeza de que a experiência de compra seja um sucesso para o cliente, pois isso garantirá o retorno.

Outro ponto importante é que a navegação seja ágil, que as páginas carreguem rapidamente, pois são atributos que influenciam na experiência do cliente e os mecanismos de busca levam isso em consideração para rankear sua loja.

Isso significa maior atração de clientes, aumento das vendas, fidelização e propaganda positiva para o seu negócio.

4 – Pense insistentemente e cuide da experiência do cliente

A experiência do cliente é um processo que se inicia quando ele descobre a sua marca, estendendo-se até o momento em que ele consome os produtos que você vende. Verifique continuamente se essa experiência está sendo satisfatória e até surpreendente.

Você já ouviu falar em omnichannel? Consiste em prestar um atendimento personalizado por meio da lógica da integração de canais.

Em outras palavras, significa o cliente podendo usar todos os canais em uma mesma interação de consumo, podendo, por exemplo, escolher o produto no site, reservar e retirar na loja física, caso, evidentemente, seu negócio seja multicanal.

5 – Invista na sua marca

Um dos ativos mais valiosos que sua empresa pode ter é a marca. A marca nada mais é que a visão que o público tem do seu negócio, que deve ser construída com uma comunicação exclusiva, que inclui o estilo e o tom que você usa para interagir com o público em todos os seus canais, além da identidade visual.

A identidade visual contribui para que o cliente identifique sua marca, razão pela qual precisa refletir seu posicionamento, seu estilo e seus valores, devendo estar presente em todos os pontos de interação entre o cliente e a sua marca, a começar, claro, pela loja.

Repare que as empresas comunicam-se de forma muito parecida. Como se diferenciar dessa forma? A solução é focar no seu posicionamento e tentar criar uma comunicação exclusiva, diferenciada, desde as interações publicitárias à comunicação dos produtos. Fazer diferente contribui para gerar valor para o cliente. Inovação não é só tecnologia.

6 – Invista nas ferramentas promocionais de Marketing Digital

As ferramentas promocionais de Marketing Digital são poderosos aliados na captação de clientes e geração de vendas, a começar pelos canais de propaganda paga, que garantem maior exposição de sua loja virtual e, consequentemente, um impulso inicial nas vendas.

O Google Ads é o mais poderoso canal para sua campanha de marketing e propaganda no mundo virtual. As pessoas procuram por tudo no Google. Quem conseguir aparecer primeiro tem grande chance de fazer a venda.

O Google Ads é pago, mas você pode usar ferramentas de direcionamento do anúncio para o seu público, aparecendo com destaque quando as pessoas fazem buscas relacionadas à sua oferta. De preferência, use as promoções em sua loja para colocar na propaganda paga do Google.

Falando em Google, há outras táticas promocionais que seguem a mesma lógica, que é marcar presença para ser encontrado e gerar oportunidades de venda.

O que as pessoas mais buscam na internet não são os produtos, mas o conteúdo. É uma questão de  estar no lugar certo. Você pode gerar conteúdo por meio de um blog ou das redes sociais, principalmente o Youtube, e usá-lo para atrair clientes para o seu e-commerce.

Você não deve, todavia, parar por aí. Busque parcerias com produtores de conteúdo que trabalhem para o mesmo público que você. Alinhe as estratégias para que ambos possam ganhar com suas vendas. Saia da caixinha e seja criativo.

Para concluir, inclua o e-mail marketing, notificações push e até mesmo o WhatsApp em suas campanhas promocionais. Use o seu conteúdo para estimular o público a receber por e-mail, push ou WhatsApp o conteúdo que você produz, incluindo ofertas personalizadas.

O e-mail Marketing, quando o relacionamento é autorizado pelo cliente, é uma forma não invasiva e eficaz de interação comercial, que permite a personalização da mensagem e da oferta, aumentando as chances de conversão das suas estratégias em vendas.

7 – Aproprie-se dos recursos do CRM

O CRM é outra ferramenta poderosíssima, de cujos recursos você precisa se apropriar. Ele permite que você conheça melhor seu cliente, ao ponto de sentir-se apto a elaborar ofertas personalizadas para ele.

Trata-se de um software que captura as ações do cliente em sua loja, que você pode completar com outras informações obtidas em outras interações, inclusive pesquisas de satisfação e reclamações.

8 – Utilize o sistema de recuperação de carrinho

Utilizando esse recurso, você pode verificar quais clientes abandonaram a compra, tentar obter deles as razões pelas quais procederam dessa forma e, com isso, fazer uma oferta personalizada para que eles concluam o pedido.

Caso você possa investir, pode usar um sistema ainda mais sofisticado, que é o retargeting, aquele sistema que faz com que você seja perseguido pelos anúncios daquele produto que você visitou na loja.

É claro que essa é uma campanha de Marketing Direto, logo não basta colocar o seu anúncio para andar atrás do cliente. Tem que gerar um estímulo de compra, oferecer alguma vantagem que não estava presente na hora em que ele abandonou o carrinho.

9 – Invista em relacionamento e fidelização

Relacionamento e fidelização são estratégias de Marketing poderosas, cujo propósito é aumentar a lucratividade do seu negócio.

Relacionar-se com o cliente é mantê-lo, de alguma forma, conectado à sua marca. É um dos caminhos para alcançar a tão sonhada fidelidade, que é quando o cliente procura automaticamente a sua marca.

Como Marketing de Relacionamento é um conceito muito abrangente, a recomendação é de que você busque conteúdo para ampliar sua visão sobre o tema. O maior ativo de um comércio não é a quantidade de pessoas que compram nele, mas as que se tornam clientes fiéis.

10 – Multiplique suas vendas integrando sua loja aos marketplaces

Você já deve ter ouvido falar em Marketplaces. São plataformas de vendas às quais você pode integrar sua loja e, com isso, expor seus produtos em e-commerces com milhares ou milhões de visitantes. Estamos falando, efetivamente, de vender em e-commerces famosos, como MercadoLivre, Magazine Luiza, Amazon, Carrefour, Casas Bahia, Netshoes e Dafiti.

Usando essa ferramenta de e-commerce, você ganha em escala e confiabilidade, já que tem à frente a força de marcas consagradas pelo público consumidor.

Você pode pensar que integrar seu e-commerce aos grandes marketplaces é tarefa extremamente complexa. A nossa tarefa é mudar sua visão a respeito. A parte mais difícil, acredite, é reunir os documentos para preencher as exigências das plataformas. Passada essa parte, basta escolher uma solução que possa lhe proporcionar o envio de seus produtos e controlar seu estoque como por exemplo à Moovin Plataforma de Ecommerce. Nós fazemos a integração da sua loja com os maiores marketplaces do Brasil e você ainda pode controlar suas operações em todos eles, de forma centralizada, em uma única tela. Sendo que o processo é todo automatizado, sem necessidade de qualquer trabalho manual.

Simples, não é?

11 – Invista na apresentação visual e na descrição dos produtos

Você já deve ter ouvido dizer que imagem é tudo. Não economize na apresentação visual dos seus produtos porque esse é o requisito mais importante para a decisão de compra do cliente. É importante que os seus produtos sejam  apresentados aos clientes com fotos profissionais.

Invista numa visão 360º do seu produto, pois o cliente se sentirá mais seguro, o que contribuirá para que ele tome a decisão de compra. Quando fazemos uma compra presencial, podemos manusear os produtos e ter com eles uma interação visual completa. Para que possamos nos aproximar dessa experiência em nossas lojas virtuais, precisamos entregar informações visuais completas e caprichar na descrição dos produtos, evitando deixar o cliente com dúvidas, que podem inibir o impulso de compra.

Invista numa grande parceria para construir seu e-commerce

Compreendemos que tantas possibilidades podem deixar você um tanto quanto indeciso quanto a que estratégia adotar para fazer sua loja virtual vender mais. Por essa razão, entendemos que é  preciso que você busque parcerias que viabilizem seus negócios, gerando aumento das vendas e do lucro.

A importância de ter um parceiro que guie o passo a passo da implantação de seu e-commerce é a garantia de tomar as decisões necessárias e ter quem ajude a cuidar da integridade do seu negócio para evitar que você tenha dores de cabeça desnecessárias e possa se dedicar à gestão de sua atividade fim, focando em vendas e lucratividade.

Essa parceria é o que nós oferecemos a você. Queremos ajudá-lo com a criação do seu e-commerce, auxiliando-o em todos os passos que vão conduzir seu empreendimento ao sucesso.

Dê o próximo passo!

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