No artigo de hoje, você entenderá como o Inbound Marketing pode ser importante para a sua loja virtual.
Se você clicou nesse artigo, ou já sabe o que significa inbound Marketing e está buscando melhores resultados, ou veio entender do que isso se trata e o que pode agregar na sua loja virtual.
Resumidamente, Inbound Marketing é o conjunto de estratégias de marketing que buscam atrair e converter clientes usando conteúdo relevante para aquele(s) público(s).
Diferente do marketing tradicional, no Inbound Marketing a empresa não vai atrás de clientes, mas explora canais como mecanismos de busca, blogs e redes sociais para ser encontrada por estes consumidores.
Em outras palavras, é o marketing de atração, cujo objetivo é atrair as pessoas para conhecerem o seu negócio e a partir desta atração, desenvolver uma série de ações de relacionamento com esses clientes.
Não está sabendo o que são os mecanismos de busca e a importância que eles têm para uma melhor visibilidade da sua loja virtual? Dá uma conferida nesse artigo do nosso blog:
COMO O INBOUND MARKETING FUNCIONA
O conceito inbound marketing segue uma sequência lógica de processos.
Portanto, toda essa sequência se estabelece em cinco fases: Atrair, Converter, Relacionar, Vender e Analisar.
Vamos conversar então sobre o primeiro passo:
PASSO 1: ATRAIR
Vamos estabelecer o seguinte cenário: um site sem visitas, não gera vendas. Sem vendas, não há faturamento. Como que a gente traz o consumidor para o nosso negócio?
Chamando a atenção do cliente. Essa primeira etapa, é complicada por conta da grande quantidade de propagandas e anúncios que cativam a atenção das pessoas.
Entretanto, a genialidade por trás dessa etapa é simples:
Ao invés de perder tempo correndo atrás de pessoas que supostamente se interessariam pelo negócio sem apresentar nada a eles que os interessem, gasta-se energia na construção de um conteúdo legítimo que faça sentido e gere uma identificação para o consumidor.
Elencamos quatro formas que podem contribuir na construção desses conteúdos para essa primeira parte do inbound marketing:
Blog: É o que exatamente estamos fazendo aqui, trazendo um conteúdo que possa contribuir com o negócio dos nossos lojistas e agregue valor à marca deles.
Quer saber cinco motivos para vincular um blog na sua loja virtual? Dá uma conferida clicando aqui
SEO: Falamos muito sobre a importância do SEO e a relevância que se tem quando se está nas primeiras posições dos buscadores. Clicando aqui, você pode conferir esse material.
Links patrocinados: De uma forma resumida, existem muitas formas de anunciar na internet. Muitas vezes, esses anúncios permitem uma segmentação bem específica do tipo de público que a estratégia pretende atingir.
Portanto, sugerimos três maneiras de impactar esses públicos com links patrocinados, que são eles: Search (anúncio na pesquisa), Display (banners em sites de conteúdo) e Facebook Ads.
PASSO 2: CONVERTER
Complementando a etapa anterior, quando tratamos de conversão, é quando o consumidor passa para a segunda parte do funil.
Ele foi impactado pelo conteúdo de atração (anúncio, blog, Facebook ads) e agora é necessário que ele seja convertido para dentro da sua loja. Ou seja, precisamos das informações dele e em troca, oferecemos algum benefício.
Como esse processo pode ser realizado? De duas maneiras.
Através de promoções e/ou ofertas: Conforme o seu segmento, uma das formas de converter esse novo visitante em um potencial cliente, é por meio de ofertas.
Essas ofertas podem ocorrer de duas formas:
Oferta direta: Que estão voltadas mais para compras, como teste grátis, demonstrações de algum produto específico, entre outras.
Oferta indireta: Geralmente são focadas mais em instruir o consumidor em algum problema específico. Costumam ser ofertados ebooks, webinars, ferramentas de usabilidade, etc.
E a segunda maneira é através de landing page.
A landing page trata-se de uma página focada exclusivamente para conversões.
Em uma tradução bastante enxuta, essa ferramenta é uma página de aterrissagem do consumidor no seu negócio.
Por exemplo: sua loja virtual fez um anúncio pago através das redes sociais com um link. O consumidor impactado por este anúncio, clica nesse link que o direciona para uma landing page.
No começo dessa landing page, o conteúdo inicia-se com um headline. Este headline tem por finalidade ser uma frase sedutora que chame ainda mais a atenção do seu cliente.
No decorrer da página, aparecerão outros elementos que podem compor a LP, como:
Call-to-actions: chamadas para ação. Esse elemento tem por objetivo induzir o consumidor a realizar uma ação. Geralmente aparecem em formas de botões ou em links.
Formulários: Ferramenta muito importante para captar informações do como nome e e-mail do consumidor para futuras ações de relacionamento, que pertencem ao terceiro passo do Inbound Marketing.
PASSO 3: SE RELACIONAR
Assim como nas lojas físicas, que cotidianamente escutamos aquela frase ‘’estou dando só uma olhadinha’’, no online não é diferente.
Muitas vezes o consumidor ainda não está preparado para comprar. Afinal, cerca de somente 3% dos consumidores estão buscando uma solução e estão dispostos a realizar uma compra.
Conforme comentamos anteriormente, nem sempre o consumidor que interage com a primeira etapa do nosso funil, está pronta para receber uma abordagem de venda.
Existe todo um processo de maturação e é exatamente neste momento que o relacionamento faz toda a diferença.
Por meio de algumas estratégias, é possível identificar os estágios que se encontram esses consumidores. E a partir desse diagnóstico, é possível acelerar o processo de maturação até a realização de uma compra.
Para realizar esse constante relacionamento com o consumidor, até conseguir realizar a venda, existem algumas técnicas e ferramentas que podem contribuir para que isso tudo aconteça da maneira mais natural e automatizada.
O email marketing é uma dessas maneiras que contribuem na construção de um grande e bom relacionamento com o consumidor.
Apesar de não ser o recurso mais acionado dentro do marketing digital, o email marketing ainda assim apresenta excelentes resultados, principalmente quando falamos a respeito de custos.
Contudo, existem dois mecanismos de relacionamento que são bastante utilizados: as automações de marketing e as newsletter.
Buscando fortalecer a sua marca com o consumidor, educá-lo com algum conteúdo que o interesse ou até mesmo disponibilizar uma oferta direta ou indireta, a newsletter é o recurso que deve ser adotado.
Já a automação de marketing é uma das formas que podem contribuir na construção deste relacionamento com o consumidor. Inclusive é um dos recursos mais utilizados dentro do marketing.
O uso correto e apropriado deste recurso, pode trazer uma série de benefícios (além do relacionamento por e-mail com o cliente, é claro), bem como aumentar a retenção do consumidor e diminuir o custo por aquisição.
PASSO 4: VENDER
Até agora podemos perceber que todo esse processo de captar novos clientes, convertê-los e criar um relacionamento, trouxe bastante demanda e necessitou de muito cuidado em todos os processos.
Toda essa mudança de paradigmas, que agora o cliente percorre uma jornada de compra até entrar da página de checkout e fazer a compra, traz diversos encadeamentos que estão transformando o mundo das vendas.
Um exemplo dessa rápida evolução é o Inbound Sale. A venda interna, consiste resumidamente em manter o funcionário vendendo dentro da sua própria casa e utilizando a tecnologia a favor próprio, principalmente quando se trata de comunicação.
Desta forma, é possível não só ter um controle de finanças, reduzindo custos como deslocamento, mas também é possível ter um controle maior sobre a atuação da equipe, muitas vezes até podendo contribuir em um processo ou outro.
PASSO 5: MENSURAÇÃO
Quando se trata de marketing digital, não existe mais o “achismo”.
Hoje em dia, todo dado pode ser coletado e mensurado, podendo então, ter uma boa análise de cenários dos investimentos que são feitos nessa área.
É possível monitorar cada ação que ocorre em todas as interações dos consumidores com as campanhas, o que torna o trabalho mais inteligente e possibilita também otimizar processos que não estão entregando resultados.
Uma ferramenta bastante utilizada que auxilia nesse processo de metrificação, é o Google Analytics.
A partir deste recurso, é possível extrair diversos dados que podem servir tanto para traçar novas estratégias ou até mesmo para interromper algum processo que não está atingindo os resultados esperados.
E QUAL O OBJETIVO DO INBOUND MARKETING NA MINHA LOJA VIRTUAL?
Com o passar dos anos, e principalmente depois de 2020, a internet se tornou a opção mais viável e acessível para os consumidores.
Se destacar da concorrência e oferecer uma maneira diferenciada de atrair a atenção do consumidor, se tornou um dos maiores desafios dos empreendedores.
Por esta e por outras razões, a sua loja virtual pode utilizar o conceito do inbound marketing como método de conteúdo, entretenimento, reforço da sua marca, entre outras estratégias que poderão agregar valor ao seu negócio.
Outro fator importante e que se destaca, é a questão de mensuração. É possível saber, através de relatórios, quantas pessoas visualizaram o conteúdo, foram impactadas e convertidas.
Ou seja, tendo a clareza destas informações, sabendo o que está dando certo e o que está dando errado, além de gerar uma relativa economia em campanhas, é possível traçar novas estratégias com base nos resultados que vêm sendo obtidos.
Por fim, separamos cinco motivos do porquê utilizar o inbound marketing no seu negócio:
- Aumentar a visibilidade da sua loja virtual
- Diminuir custos de aquisição dos clientes
- Otimizar processo de vendas
- Atrair clientes em potencial
- Gerar conteúdo que agregue valor ao cliente
CONCLUSÃO
O relacionamento com o seu consumidor hoje pode ser o seu grande diferencial. Apegue-se a isso!
Já conhecia o que era o Inbound Marketing? Conta pra gente ;D
Não perca tempo e inicie sua loja virtual com a Moovin Plataforma Ecommerce, e ofereça uma experiência única para seu cliente. Converse conosco e também aproveite para nos seguir no Facebook, Instagram e Youtube