Você está iniciando o processo para abrir uma loja virtual? Você já tem um e-commerce e está pensando em migrar de plataforma? Para decidir por qual solução optar, observe qual o nível de flexibilidade de suas opções. Mas como avaliar a flexibilidade de uma plataforma?
1. Atende seu segmento?
Esta plataforma já possui algum case do seu segmento? Se a empresa ainda não tiver nenhum cliente do seu segmento, não significa que ela não esteja apta para lhe atender. Navegue nas lojas virtuais desenvolvidas pela plataforma, observe atentamente a usabilidade e funções. Converse com a empresa para saber a viabilidade de adaptarem funcionalidades e/ou desenvolverem novos módulos que atenderão seu negócio.
2. É capaz de acompanhar seu crescimento e necessidades?
Quando você vai comprar um carro, você se convence só com a publicidade ou sente mais confiança quando consulta a opinião de um amigo que entende do assunto ou que tem o mesmo carro? Tente conversar com outros profissionais que utilizam a plataforma para descobrir se a empresa disponibiliza atualizações e implementa melhorias sem custos, se são capazes de desenvolver novas funções específicas para seu negócio. É interessante conversar com lojas virtuais que migraram de outras plataformas para saber como estão seus resultados, se houveram melhoria nos resultados, etc.
3. Atualiza-se e acompanha o ritmo do mercado?
Informe-se sobre a frequência de atualizações que são disponibilizadas pela plataforma. A quantos marketplaces a solução está integrada? Como é a versão mobile das lojas que utilizam a plataforma? A empresa leva em consideração as sugestões de melhorias dos lojistas? Há alguma função específica para campanhas promocionais, como Black Friday? (sim, já informe-se sobre isso para 2016). São implementadas novas funções úteis a todos os lojistas sem custos?
Se tiver condições de contratar uma solução robusta já desde início, melhor. Se não, não deixe de abrir seu negócio por isso! Você poderá sobreviver no mercado com uma plataforma básica, mas talvez terá seu crescimento limitado. Concentre seus investimentos em marketing digital, avalie seus resultados e programe-se para fazer uma migração futura.