Apesar de 2015 ter sido um ano turbulento para a economia brasileira, o comércio eletrônico conseguiu driblar a crise e crescer, com aumento de 22% em relação a 2014, segundo a ABComm. Este resultado deve servir como motivação aos empresários para investir mais em seus negócios. Listamos 5 temas que devem ser considerados prioridades para seu e-commerce:
1. Mobile
Invista em uma versão mobile comprometida com usabilidade, rapidez de carregamento e um processo de checkout otimizado. Seu rankeamento no Google será melhor e sua conversão com certeza aumentará.
2. Precificação inteligente
Acompanhe a concorrência e reajuste seu preço conforme o valor e disponibilidade que o produto está sendo ofertado no mercado. Se a sua loja é a única que ainda possui em estoque, por exemplo, é um bom momento para elevar o preço. Com estratégias bem definidas – e calculadas -, a precificação inteligente pode lhe trazer ótimos resultados.
3. Pós-venda
Notifique o cliente sobre todas as atualizações de status de entrega; convide-o a avaliar os produtos que comprou e a experiência; esclareça quais os processos de trocas e devoluções (e facilite!); envie cupom de desconto para que retorne. Simples ações como essa podem ser determinantes para que a pessoa volte a comprar e recomende para amigos.
4. Blog
Ter um blog pode ajudá-lo a desenvolver conteúdo de qualidade e interesse do seu público, além de agregar credibilidade ao seu negócio e ainda contribuir para SEO. Leia mais sobre a importância de um blog no e-commerce clicando aqui.
5. Redes sociais
Explore ao máximo as possibilidades das redes sociais, ferramenta barata e de divulgação efetiva. Divulgue produtos, lançamentos e promoções; responda agilmente às mensagens dos usuários; compartilhe conteúdo relevante para o público.