No e-commerce, categoria de moda e acessórios é a que mais vende no Brasil, com empresas de lojas físicas que também passam a trabalhar virtualmente, assim como novos negócios exclusivamente online. Uma forte tendência é que cada vez mais indústrias também comecem suas vendes no e-commerce, tanto para vendas B2C como B2B.
Cada segmento possui suas particularidades, que devem ser levadas em considerações para o desenvolvimento de uma loja virtual. Pensando especificamente no setor calçadista, listamos 5 funcionalidades importantíssimas em um e-commerce:
1. Filtros de busca avançados
Uma loja virtual não possui um vendedor que o cliente possa dizer que está procurando por um sapato azul de salto alto, de até 150 reais, para usar em um casamento. É importante que você identifique as características relevantes de seus produtos, que possam facilitar a navegação do usuário. Se você tem uma grande variedade de produtos, não tenha medo de colocar muitos filtros com detalhes bem específicos. Confira o bom exemplo da Katy Calçados clicando aqui.
2. Aviso de últimas unidades
Na página do produto, você pode exibir um aviso quando o cliente selecionar um tamanho como “restam apenas 3 unidades”, “aproveite! última unidade no estoque”. Isto é capaz de despertar a sensação de urgência e o cliente, receoso de que alguém compre antes, finaliza a compra.
3. Descubra seu tamanho
É imprescindível que você faça o cadastro de tabelas de tamanhos das marcas para que o usuário consulte qual o ideal para ele. Esta simples ferramenta é capaz de diminuir seus índices de trocas e devoluções.
4. Avise-me quando chegar
Esta função permite que o usuário solicite receber um aviso por e-mail quando um produto esgotado, volte ao estoque da loja. A opção aparece ao selecionar algum tamanho/cor indisponível, devendo ser preenchida com nome e e-mail. A ferramenta concede ainda algumas oportunidades não percebidas por muitos lojistas. Confira nosso post que fala somente sobre isso clicando aqui.
5. Aproveite e leve também
Sabe aquelas gôndolas no caixa do supermercado? Ou em torno da fila para o caixa de lojas com peças íntimas, meias, rabicós de cabelo, etc e tal? Aquilo não está ali à toa, é uma estratégia de neuromarketing e você também pode aplicar na loja virtual. Se o cliente adicionou ao carrinho uma chuteira, por exemplo, você pode sugerir talco para os pés, meias, uma bola… Aqui é um local que você oferece produtos complementares ao produto de interesse e outros itens estratégicos.
Para aplicar essas funcionalidades em sua loja virtual, é necessário que sua plataforma possua tais recursos. Mas os resultados não acontecerão sozinhos, você precisa se dedicar e estudar seu próprio negócio para saber aproveitar a tecnologia da melhor forma. Boas vendas! 🙂