No artigo do blog de hoje, comentaremos a respeito de tendências que poderão contribuir no crescimento do seu negócio em 2021.
Com as lojas físicas fechadas por conta do coronavírus no Brasil, muitas pessoas tiveram que recorrer às compras online, e por conta disso, as lojas virtuais brasileiras registraram um crescimento de 47% no primeiro trimestre de 2020, o maior em 20 anos.
De acordo com o estudo da 42ª edição do Webshoppers pela Ebit | Nielsen, o crescimento do faturamento foi impulsionado pela alta de 39% no número de pedidos para 90,8 milhões, em relação ao primeiro semestre de 2019. Já as vendas aumentaram 47%, para R$ 38,8 bilhões, no mesmo período.
Mais de uma loja virtual aberta por minuto
Segundo a Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), só no Brasil, foram abertas mais de uma loja virtual por minuto. Portanto, teremos um mercado diferenciado em 2021.
As tendências do e-commerce referem-se àqueles elementos que, neste momento, já foram ou deverão ser incorporados ao negócio e que podem ser os diferenciais que qualquer loja online pode colocar em prática.
Quem trabalha com lojas virtuais precisa estar atento aos desdobramentos das tendências de expansão desta área. É muito possível que por não fazer esse diagnóstico, a sua loja possa estar desperdiçando um grande volume de receitas decorrente de vendas.
Nós, da Moovin, queremos que todos os nossos clientes tenham sucesso nos seus negócios. Portanto, reunimos algumas tendências que em 2021 podem vir a ser o diferencial da sua loja online em relação à concorrência e alavancar a exposição da sua marca.
Proporcione uma experiência exclusiva ao seu consumidor
Conforme comentamos no nosso artigo, da importância da experiência do consumidor ser um diferencial da sua loja, comentamos também a ferramenta Hotjar e o auxílio que ela pode dar no mapeamento de navegação do cliente na sua loja virtual.
Através desta ferramenta podemos concluir que é possível proporcionar uma experiência personalizada ao consumidor de acordo com as suas compras, pesquisas e hábitos de consumo. Com este recurso, pode-se até aprimorar algumas estratégias de comunicação com objetivo não só de capturar o lead, mas também de realizar uma possível venda baseada nos seus interesses.
Exercite o seu SEO e seja uma máquina de acessos
A busca por melhoramento de sua posição orgânica nos principais buscadores como Google e Bing, por exemplo, não é uma tarefa fácil. Às vezes este trabalho leva meses para obter resultado. De acordo com a Abradi, 93% dos processos de compras online se iniciam através dos buscadores.
Para conversarmos sobre SEO, precisamos primeiro entender do que se trata. Resumidamente,é o conjunto de técnicas e práticas que visam posicionar o seu site em buscadores.
Essas práticas e técnicas buscam otimizar diversos fatores do seu site, aumentando sua visibilidade, performance e relevância de forma orgânica. Agora que entendemos o significado do SEOe da importância de estarmos bem posicionados nos buscadores, precisamos colocar a mão na massa.
Por isso, separamos algumas dessas técnicas para auxiliar o seu site a se tornar uma máquina de acessos.
PALAVRA-CHAVE – O ponto de partida para sua estratégia de SEO é elencar palavras-chave que levarão pessoas à sua página. Essas palavras precisam estar relacionadas ao seu nicho de mercado e de preferência devem estar entre termos com grande volume de pesquisa.
Para saber quais palavras estão sendo mais pesquisadas, recomendamos a utilização da ferramenta Google Trends. Além de acompanhar a evolução das buscas por determinadas palavras-chave ao longo do tempo,essa ferramenta também auxilia em obter informações a nível nacional e mundial, como evidenciamos no exemplo a seguir:
UX – Conforme vimos no nosso artigo A experiência do consumidor na sua loja é um diferencial, essa experiência não só é um diferencial para quem está acessando a sua loja, mas também para os buscadores. É avaliado desde se o site é responsivo (se adapta a diferentes tipos de dispositivos) até o tempo em que o usuário permanece nele.
CONTEÚDO – Sites com muito conteúdo exclusivo que recebem referências, apresentam muito mais chances de bom posicionamento do que os que replicam conteúdo ou não investem na produção. Portanto, tente ao máximo trazer conteúdos que sejam da sua própria autoria.
LINK BUILDING – A construção do link ocorre quando outros sites fazem referência ao seu, direcionando o consumidor para o seu site. Desta maneira, o buscador interpreta que seu site é relevante e recomenda para mais pessoas, como por exemplo blogs de influenciadores digitais.
73% das compras serão feitas pelos dispositivos móveis até 2023
Como já comentamos no início deste artigo, devemos sempre estar atentos às tendências do mercado.
Após o revolucionário lançamento do Iphone 4 pela Apple em 2007, ano após ano, o mobile vem sendo cada vez mais frequente na vida das pessoas e deixou de ser apenas um acessório para navegação. Com o passar dos anos, houve um aumento significativo de pessoas que utilizavam este dispositivo para navegar pela internet e hoje passa a ser um dos principais recursos para realizar compras na internet, ter acesso a informação e interação.
Conforme os dados da pesquisa realizada pela Panorama Mobile Time/Opinion Box em novembro de 2020, 91% das pessoas acessam a internet pelo aparelho celular.
Portanto, hoje, se queremos nos conectar com os nossos clientes, precisamos saber onde eles estão. E de acordo com este último dado, o telefone celular é a nossa resposta.
Como podemos ver no gráfico a seguir, a presença do mobile nas lojas virtuais será cada vez mais frequente:
Portanto, é imprescindível que 2021, o mobile deve ser um dos seus focos para traçar suas estratégias e buscar alcançar todos os consumidores que frequentam a sua loja virtual
Tenha o seu atendimento como um diferencial
Com a mudança do hábito de consumo dos clientes, assim como a tecnologia cada vez se torna mais sofisticada, o cliente acaba tendo mais dinamismo na hora da tomada de decisão e o atendimento pode ser o diferencialseu perante a concorrência.
Antes mesmo do consumidor realizar uma compra, é normal ele ter dúvidas. A partir do momento em que esse potencial comprador passa a ter alguma dificuldade e não recebe um atendimento de qualidade, além de não concluir a venda, o consumidor pode influenciar outras pessoas a não adquirir seus produtos/serviços. E sabemos o quanto o marketing boca a boca é forte nestas ocasiões.
Portanto, no seu atendimento online em 2021, foque em trazer informações claras para o seu consumidor, para que o mesmo possa comprar os seus produtos de forma rápida e fácil; busque ao máximo ter um feedback dos atendimentos com avaliações de compra, buscando incentivar outros clientes a comprarem na tua loja; ser empático e se preocupe sempre com o bem estar do seu público alvo.
Assinatura como um modelo de negócio
Com a oportunidade de construir uma relação mais próxima e duradoura entre marca e consumidor, muitas empresas como a Amazon, Microsoft, Netflix, entre outras, estão se voltando cada vez mais para o modelos de negócios como assinaturas.
Esse modelo de negócio passa a ser um facilitador na recompra de produtos. Sendo assim, traz uma comodidade para o consumidor na hora da recompra e um benefício muito grande para o lojista, que garante a venda dos seus produtos/serviços durante um tempo específico de acordo com a necessidade do seu cliente.
Hoje, de acordo com a Associação Brasileira de Clubes de Assinatura, já existem mais de 220 clubes de assinatura em todo o país e cerca de 400 mil associados.
Esses clubes de assinatura ganham espaço por suprir uma demanda crescente de clientes que buscam um atendimento mais personalizado, exclusivo e econômico.
Um ponto positivo deste modelo de negócio, são os consumidores fiéis, receitas recorrentes e o poder de ter uma boa previsão do seu estoque.
Pagamentos instantâneos
Com o lançamento do Pix, serviço de pagamentos instantâneos do Banco Central, muito em breve o Brasil estará dentro desta realidade, o que pode abrir novos horizontes para quem trabalha diretamente com lojas virtuais.
Com a chegada deste novo método de pagamento, o Pix veio para quebrar barreiras do consumidor inseguro que tem receio de realizar compras em lojas virtuais. Portanto, olhando pelo ponto de vista do empreendedor, novos consumidores estão por vir, portanto, novas estratégias deverão ser traçadas.
Outro ponto de vista positivo para o empreendedor com a chegada deste novo método de pagamento, é a maneira como o processo poderá ser otimizado no prazo de entrega, pois com o pagamento sendo feito instantaneamente, o lojista conseguirá focar em agilizar a entrega para o seu consumidor.
Fazendo a diferença com uma boa logística
Como já batemos na tecla da importância de proporcionar uma experiência agradável para o seu cliente durante todo o seu processo de compra, não podemos esquecer que a logística e o tempo de entrega também fazem parte deste pilar e devem ser muito bem planejadas para que o consumidor não tenha nenhuma insatisfação na hora de receber a sua mercadoria.
Em uma pesquisa realizada pela PWC com 22 mil consumidores, 64% dos entrevistados não enxergam como um problema pagar um valor excedente pelo frete e receber a sua mercadoria com mais agilidade do que a entrega convencional. Portanto, percebemos que o consumidor está com pressa. Ele busca não só um produto de qualidade, mas também o acesso mais rápido a estas mercadorias.
Para evitar ao máximo qualquer tipo de imprevisto que possa interferir na experiência do consumidor, é necessário estruturar e estabelecer um planejamento de entrega. Como a logística contempla muitas atividades, cada processo deve ser administrado e cuidado com muita atenção.
Por conta disso, separamos algumas destas atividades que são muito importantes e que precisam de atenção especial:
Seleção de fornecedores;
Recebimento e conferência dos produtos;
Controle do estoque;
Comunicação com Correios ou transportadoras;
Documentação e emissão de nota fiscal;
Rastreamento e gerenciamento das entregas;
O planejamento adequado para cada um desses pontos garante que os negócios online obtenham um padrão superior de qualidade, mas também ofereçam a experiência que todo lojista quer oferecer para os seus consumidores.
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