O verdadeiro valor do marketing digital é agregar valor a produtos e serviços por meio de estratégias pensadas de forma coordenada de divulgação, além do planejamento de marketing que serve para alinhar e projetar o que será feito nesse contexto. Neste artigo, vamos conversar sobre planejamento de marketing digital para o seu ecommerce.
Esse planejamento de marketing é um plano para a tomada de decisões estratégicas do seu negócio, ele pode ser construído em 4 etapas:
- Identificação de metas e objetivos do e-commerce
- Segmento dos seus clientes
- Criação de um plano de ação
- Construção da estratégia de conversão
Abaixo, vamos aprofundar melhor esses conceitos e essas 4 etapas, sobre o planejamento de marketing para e-commerce. Vamos mostrar como aplicar cada processo e construir um plano de marketing eficaz.
Estabeleça seus objetivos e metas
Logo de início, nas primeiras etapas do planejamento, é necessário definir seus objetivos para a sua loja virtual. Para isso, estabeleça as seguintes metas:
- 1. Temporais;
- 2. Realistas;
- 3. Alcançáveis;
- 4. Mensuráveis;
- 5. Específicas;
Crie metas macro e micro. Por exemplo:
Meta macro: aumentar a receita em 15% a cada trimestre
Meta micro: adicionar 100 novos clientes por mês e aumentar as compras em 10%.
Essas metas vão direcionar o dia a dia da sua loja e auxiliar em todas as decisões que deverão ser tomadas, seja sobre marketing, setor financeiro ou escolha dos produtos que você irá disponibilizar aos clientes. Elas também são importantes para medir se suas ações estão indo no caminho certo.
Por isso é de extrema importância, não apenas definir os resultados, mas acompanhá-los.
Defina suas personas
Se você já tem o seu público alvo definido, já é meio caminho andado, mas se ainda não, é fundamental que você tenha para qualquer tipo de planejamento, entre eles o de marketing digital.
Para convencer as pessoas de que você tem o produto ideal para as necessidades delas, você precisa saber qual é essa necessidade, não é? E para isso, você precisa saber quem são as pessoas consumidoras do seu produto.
As personas nada mais são do que a definição do seu cliente ideal, do seu público alvo principal, trazendo dados como os demográficos, interesses e comportamentos desse público. Criar personas vai ajudar você a entender como o seu público se comporta, quais são os desejos, problemas e necessidades do grupo que você deseja atrair e converter em clientes.
Abaixo um exemplo de construção de persona.
A definição clara da persona influenciará em uma gama de áreas da sua loja, entre elas: Uma escolha mais assertiva do tipo de produto que você irá oferecer; A mensagem que será transmitida nas suas ações de marketing.
Porém, além das personas é importante que você construa um funil de vendas e compras. Ele vai te ajudar a entender melhor quais argumentos e mensagens que você deve compartilhar com cada lead ou usuário. O funil é importante porque as personas podem estar em diferentes fases da jornada de compra. Isso significa que a sua loja deve criar ações com argumentos diferentes para cada uma dessas fases.
Abaixo um modelo de funil de vendas:
Plano de ação para atração
Nesta etapa você deve focar nas ações práticas do planejamento de marketing digital para o seu e-commerce. Isso significa que você deve listar as ações que serão postas em prática. Algumas delas podem ser: SEO, Email Marketing, Anúncios Pagos, Redes Sociais, Marketing de Afiliado, Links Patrocinados, Marketing de Influência.
Para saber mais sobre esses tópicos específicos, indicamos a leitura do artigo “SEO, sua importância e suas tendências’’. Com ele você entenderá como aplicar as táticas de maneira prática.
Estratégia de conversão
Feito todas as etapas anteriores, a próxima fase agora é converter o usuário em cliente. Otimizar a conversão é um processo contínuo que sempre preza melhorar a proposta de valor do seu negócio e segmentar clientes.
E quando falamos em conversão de clientes, algumas etapas são fundamentais como: Ações para diferentes etapas do funil de vendas, Aprimorar a qualificação dos leads, Ações para retenção de clientes.
Já falamos aqui sobre inbound marketing para a sua loja virtual, confira!
Mas como é na prática o plano de marketing digital
Não é fácil criar um planejamento de marketing digital para e-commerce, mas depois de criado, não acaba quando termina rsrs . É um projeto que exige muita dedicação e pesquisa, isso fará com que você consiga acompanhar as ações e se elas estão oferecendo melhores resultados, seja de: ROI, taxa de conversão ou captação de leads.
Mas você não precisa fazer tudo isso sozinho. Inclusive nós montamos toda a estrutura da sua loja virtual, e de quebra vai ainda algumas diquinhas de como fazer sua loja vender mais através de estratégias de marketing digital.
E aí, bora começar?