A maioria dos e-commerces comercializam produtos de grandes marcas e fornecedores, cujo o marketing determina o preço que os mesmos podem ser colocados à venda. Isso dificulta a competição de pequenas lojas virtuais com as já reconhecidas no mercado. Se o preço é o mesmo, o cliente já conhece aquela loja, por que comprar na sua? Existem algumas estratégias que você pode adotar.
1. Compre e ganhe
Ofereça um produto adicional de brinde, complementar à compra. Por exemplo, uma loja de suplementos alimentares pode entregar uma coqueteleira ou luvas de musculação.
2. Preço por origem de acesso
Realize campanhas com preços promocionais aplicados a partir do acesso de outros links. Como e-mail marketing, comparadores de preço e post em redes sociais.
3. Cupons de desconto
Os velhos e eficientes cupons de desconto não podem ser esquecidos. Ofereça o cupom para a primeira compra (e já ganhe um lead qualificado), divulgue-os através de e-mail marketing, redes sociais ou em sites externos como 1001 cupons de descontos, Meliuz, Cuponomania, Saveme e outros.
4. Programa de pontos
Outra possibilidade é oferecer bônus para futuras compras, o que se torna um programa de fidelidade, incentivando o cliente a retornar na sua loja.
5. Prazo estendido para troca e devolução
O Código de Defesa do Consumidor estabelece, para o e-commerce, o direito de devolver o produto em caso de defeitos em 30 dias após o recebimento para produtos não duráveis e 90 dias para produtos duráveis. Há também a possibilidade de arrependimento desde que o produto não tenha sido usado, sem necessidade de relatar motivos, com o prazo de 7 dias.
Algumas lojas, como diferencial, oferecem prazos estendidos para arrependimento, trocas e devoluções. Eu mesma já optei por comprar em uma determinada loja, em que o produto estava mais caro, mas que me dava um prazo estendido, já que não estava 100% segura com minha compra.
Apenas lembre-se que seja qual for sua estratégia, o mais importante é um bom planejamento e respeitar suas margens. Ninguém melhor que você para conhecer o seu negócio e suas possibilidades.
Boas vendas!
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