E-commerce

6 dicas para desencalhar produtos parados no estoque

Atualizado em: 01/06/2018

A gestão de estoque é um dos assuntos mais importante na administração de uma loja virtual. Ter uma relação equilibrada entre o inventário e a saída – giro de estoque – é a chave para o negócio crescer sustentavelmente. No entanto, por mais que a empresa tenha um planejamento bem feito, é natural que eventualmente itens fiquem parados no estoque, fazendo com que seja necessário praticar liquidações. Mas nem sempre isso, apenas, é suficiente. É claro que praticar descontos agressivos chamam a atenção do consumidor e ajudam seu e-commerce a resolver este problema, mas é preciso ter cuidado para que isso não mal percebido pelo público (que podem interpretar como um produto de baixa qualidade). É portanto necessário rever o seu preço, mas sem desvalorizar o produto. Confira 6 dicas para fazer isso:

1. Inclua o produto nas maiores campanhas promocionais da loja


Em suas campanhas especiais de descontos, que você costuma dedicar tempo, dinheiro e esforços para divulgação – como a própria Black Friday, por exemplo – inclua os itens que estão parados no estoque na mesma lista dos que estão “bombando”. Esses produtos que ainda chamam público para sua loja podem também servir de “isca” para que os que estão parados também serem visualizados.

2. Aposte em vendas combinadas


Aqui, da mesma forma, os produtos de destaque de sua loja virtual podem ser de novo aproveitados pelos que estão esquecidos. Você pode trabalhar com o “kit de produtos“, oferecendo um combinado de itens para serem adquiridos juntos. Nesse caso, o preço pode ser um pouco mais baixo do que se o consumidor comprasse eles individualmente. Você ainda pode destacar que nessa compra, ele está economizando x reais ou x%. A compra casada pode ser trabalhada com a mesma ideia ou, ainda, você pode adicionar o produto como brinde na compra de produtos específicos ou a partir de um determinado valor total da compra – o que ajuda a aumentar o seu ticket médio!

3. Crie uma seção de “OUTLET”


Se a seu e-commerce possuir um número considerável de produtos encalhados, ou  versões anteriores de produtos que possuem lançamentos,  pode ser interessante criar uma página de OUTLET. Assim, todos esses produtos ganham muito mais visibilidade se você incluir essa categoria em seu menu de navegação.

4. Desperte o senso de urgência

Estratégias que transmitem a escassez do produto ou tempo limitado para compra, costumam funcionar muito bem. Na página do produto, próximo ao botão “comprar”, você pode incluir uma frase como “Corra! Essa é a última unidade“. Para isso, verifique se sua plataforma de e-commerce pode gerar o aviso de forma automática, conforme a configuração a partir de determinada disponibilidade  “restam apenas 3 unidades” em diante. Você também pode incluir um cronômetro regressivo que indica que a oferta acaba em determinado tempo.

Uma ação que chama bastante a atenção do usuário é “oferta do dia“, que sua loja pode eleger, diariamente, um produto com desconto especial válido somente por 24 horas. Dessa forma, você consegue causar uma grande expectativa no público que já conhece seu site, que faz com que ele o acesse frequentemente e também se inscreva em suas newsletters.

5. Anuncie em comparadores de preço


Os sites de compradores de preço podem ser grandes aliados para ajudar você a vender produtos parados. Utilize palavras-chaves estratégicas para destacar o seu produto nas possíveis buscas dos usuários.

6. Divulgue em todos os seus canais


O e-mail marketing e as redes sociais são as melhores ferramentas para você não só divulgar o produto, mas enaltecer seus benefícios e valorizar o item. Conteúdo e divulgação será sempre a melhor estratégia de vendas no e-commerce.

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