E-commerce

5 motivos para vincular um blog ao seu e-commerce

Atualizado em: 25/05/2018

Criar e compartilhar conteúdo autêntico e relevante talvez seja a mais importante estratégia de marketing que deve ser feita. Atrair pessoas de interesse para o seu negócio, não se trata apenas de divulgar produtos. É muito mais eficiente fazer com que o cliente, por livre e espontânea vontade, venha até você, do que ir até o cliente com propagandas e anúncios que na maioria das vezes ele nem quer ver.

1. Contribui para o ranqueamento de seu site no Google

Faz tempo que o SEO deixou de se tratar apenas sobre técnica. Para sua loja virtual aparecer entre os primeiros resultados de busca orgânica do Google, ela precisa apresentar um conteúdo relevante para quem pesquisa. Não basta apenas escrever as palavras-chave do seu negócio. Se elas não estiverem inseridas em um contexto adequado, não funcionará. Além disso, o Google valoriza mais os sites que atualizam frequentemente seu conteúdo. O blog, portanto, é o canal ideal para atualizar seu conteúdo com frequência e explorar ao máximo as palavras-chaves relevantes para o seu negócio.

2. Possibilita a criação de conteúdos estratégicos

Conhecendo bem o seu público e sabendo que tipo de informação ele busca, você é capaz de criar um conteúdo que chamará a atenção do usuário, atrairá tráfego e será capaz, inclusive, de encaminhar mais conversões em sua loja virtual. Os resultados do blog são permanentes e fáceis de serem encontrados, diferentemente do que acontece nas redes sociais, que acabam se perdendo nas linhas do tempo.

Exemplo de um post publicado em novembro de 2015, que aparece até hoje e entre os primeiros resultados do Google na busca por “benefícios da pasta de amendoim”:

O público continua encontrando o conteúdo e interagindo:

 

3. Agrega valor ao seu negócio

Seu site ganha muito mais credibilidade ao demonstrar que não se preocupa somente em vender, mas também em informar e interagir com o público. Principalmente se o seu conteúdo não se limita apenas a promover os seus produtos. Uma loja de cosméticos pode dar dicas de alimentação para uma pele saudável; uma loja de games pode disponibilizar tutoriais e críticas próprias sobre os jogos. Você se torna um canal de informação relevante para o público que começa a confiar em seu blog, e, portanto, na sua empresa. A possibilidade dos usuários comentarem em suas publicações, incentiva o diálogo e permite que você se aproxime mais das pessoas de forma humanizada. Inclusive a assinatura das postagens pode ser com seu próprio nome ao invés do nome de sua empresa, para tornar a comunicação mais pessoal.

4. Colabora para a captação de leads

Se os usuários que chegaram até o seu site através de um conteúdo bom e perceberem que há outros posts interessantes em seu blog, com certeza o número de inscrições para receber suas newsletters aumentará. Dessa forma, você não se limita a captar clientes apenas interessados em promoções, mas sim, leads qualificados que se identificam com seu negócio. É claro que naturalmente eles serão agregados a sua base de contatos e também serão impactados por seus e-mails com divulgação de produtos e promoções. Esse é justamente o propósito.

5. Ajuda a diminuir o seu número de atendimentos

Dependendo do seu mix de produtos, pode ser difícil fazer com que todos seus atendentes saibam tudo e estejam 100% aptos para responder a qualquer dúvida. O blog traz a chance de criar conteúdo baseado nas dúvidas mais frequentes do público e ainda responder a outras questões através dos comentários, que não puderam ser abordadas no post. Dessa forma o blog pode contribuir para a redução no fluxo de contatos por e-mail e chat, onde próximos compradores irão buscar a informação e conferir as dúvidas solucionadas de outras pessoas. Até mesmo outras pessoas podem ajudar a esclarecer as dúvidas um dos outros e interagirem entre si.

Conclusão

Você pode apostar eu um blog, criar vídeos, atualizar constantemente suas redes sociais, elaborar materiais mais ricos. Pense em que tipo de informação seu público-alvo busca, o que pode estar ligado diretamente aos seus produtos, ou não, necessariamente. Quais são as necessidades do seu público? Quais são as dúvidas que eles têm? E problemas? Que tipo de informações chamariam a atenção dessas pessoas?

Um blog tem potencial para se tornar uma de suas principais formas de obtenção de tráfego orgânico, estreitar o relacionamento com atuais e potenciais clientes e, consequentemente, contribuir para o aumento de suas vendas. Verifique se a sua plataforma de e-commerce possibilita a criação e vinculação de um blog com a sua loja virtual, pois é importante que ambos compartilhem o mesmo domínio e identidade.

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